Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Koga, Andreza Cristina Both Casagrande | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Marilsa de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-09T11:22:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-09T11:22:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A observação é uma importante ferramenta do pesquisador para a coleta de dados, no estudo do comportamento humano. Muito utilizada no Treinamento de Habilidades Sociais Profissionais (THSP), quando são registrados os comportamentos dos participantes. A filmagem do treino permite que os comportamentos sejam analisados e registrados detalhadamente, preservando os dados, tais como ocorreram. A observação deve seguir controles de validade e precisão entre os observadores, atendendo critérios científicos. O objetivo do estudo foi desenvolver um protocolo de observação aplicado ao THSP, elaborando e testando as folhas de registro e coleta de dados, durante o treino e na observação das filmagens das sessões. Foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e com objetivos exploratórios acerca do tema. A população foi composta de seis alunos de pós-graduação, sendo uma participante do sexo feminino e cinco do sexo masculino, na faixa etária de 23 a 44 anos. A amostra foi constituída das observações presenciais e das filmagens do treino, denominadas cenas. Foram desenvolvidos três modelos de folha de registro que compõem o protocolo de observação (1. Observação Direta; 2. Classificação de Assertividade, com índice de concordância entre os observadores de 93%; e 3. para registro dos Componentes verbais, não verbais e paralinguísticos, com índice de concordância de 78%), que deram sustentação à classificação da assertividade realizada na folha de registro anterior. Os índices de concordância acima de 70% caracterizam o protocolo desenvolvido como confiável para o registro dos dados. Esse protocolo traz contribuições ao THSP, possibilitando o registro de aquisição de comportamentos durante o treino, podendo ser adaptado a outras situações, com diferentes populações, e contribui para o trabalho de pesquisadores e estudantes que necessitem fazer uso da observação. Espera-se que desperte o interesse por novas pesquisas voltadas ao estudo das técnicas de observação e do THSP. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Observação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades | pt_BR |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um Protocolo de Observação Aplicado ao Treinamento de Habilidades Sociais Profissionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: