FORMAÇÃO CIDADÃ: NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E TRABALHISTA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Farias da-
Autor(es): dc.contributor.authorCastilho, Fábio Francisco de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-09T15:16:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-09T15:16:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
identificador: dc.identifier.otherFormação cidadã Noções de direito constitucional e trabalhista para a educação profissional tecnológica -Produto Educacional-Carlos Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572309-
Resumo: dc.description.abstractEsta apostila surgiu da necessidade de oferta de noções de direito constitucional e do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, nossa pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um a apostila, “FORMAÇÃO CIDADÃ: NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E TRABALHISTA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA”, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. Este produto educacional foi construído a partir do método da pesquisa-ação, por isso contou com a participação ativa de estudantes do IFAL. Além disso, a elaboração do material foi amplamente lastreada pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1968), por isso contou com a utilização de mapas conceituais, esquemas gráficos, índices informativos com cores e outros recursos visuais, com o intuito de facilitar a aprendizagem dos conteúdos abordados. O produto educacional resultante desta pesquisa contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos. Além disso, os resultados indicaram que a apostila serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.17MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação cidadãpt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CIDADÃ: NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E TRABALHISTA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons