Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marçal Oleinik, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-06T20:46:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-06T20:46:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/14VRICeO5evoJB4aS0qDqBFKo4dHlKt4_/view | - |
identificador: dc.identifier.other | Modificando geneticamente o Sossa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572223 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Foi criado um protótipo de aplicativo (app), por meio do software Scratch, no qual se manipula geneticamente um animal imaginário virtual denominado Sossa (parente de um Cuíca). O animal aparece contextualizado, em um ambiente real que foi degradado por ação humana, e, para que o mesmo volte a habitar nesse local será necessário modificá-lo geneticamente, misturando seus genes com animais que têm a capacidade de sobreviver nas adversidades pontuadas no jogo. O app, pensado para ser um jogo, ainda é um protótipo pois a intenção é de que seja trabalhado em disciplinas de genética e que os próprios alunos possam jogá-lo, criando diferentes versões. O app é produto de um projeto Pró-inova da Instituição em colaboração com a UBU na Espanha, e, corrobora com uma tese de Doutorado do PROPEC. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | endereço eletrônico | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética, Ensino por Investigação, Aprendizagem Significativa | - |
Título: dc.title | Manipulação genética virtual para o Ensino Médio - Um protótipo de app | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | - |
Curso: dc.subject.course | Doutorado Profissional de Ensino de Ciências - PROPEC | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais Didáticos | - |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons