Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Fabrício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-06T13:29:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-06T13:29:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação-FABRICIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional ProfHistória, insere-se na linha de pesquisa saberes históricos no espaço escolar, tem como tema central desenvolver uma estratégia de ensino de história que possibilite a construção da Aprendizagem Histórica Ambiental pela relação entre a História Local da cidade de Araguaína-TO e o Território Ambiental do rio Lontra. O rio Lontra evoca uma série de sentimentos para a sociedade de Araguaína-TO e é inegavelmente parte da história dessa cidade que foi fundada nas margens desse rio por camponeses nordestinos no final do século XIX, desde década de 1950, esse município passou e ainda passa por mudanças em seu território ambiental que resulta na poluição desse sistema fluvial, a partir dessa problemática foi desenvolvida essa estratégia de ensino. A metodologia de pesquisa que utilizamos teve a abordagem qualitativa-quantitativa utilizando dos procedimentos e métodos da pesquisa-ação. As técnicas adotadas foram: pesquisa bibliográfica, documental, observação e para a aquisição de informação dos sujeitos da pesquisa foi aplicado um questionário diagnóstico e construída a estratégia de ensino. A pesquisa foi desenvolvida em Araguaína-TO com estudantes da primeira série do ensino médio e utilizou aportes teóricos de campos diversos. Os participantes pesquisaram, produziram material pedagógico e disseminaram seus aprendizados para os demais alunos da escola com a finalidade de sensibilizá-los para causa ambiental através do Ensino de História. A estratégia de ensino possibilitou uma maior percepção da História Local, História Ambiental, Educação Ambiental e do Território Ambiental do rio Lontra desta cidade. E os seus resultados podem contribuir para uma reflexão acerca do papel do Ensino de História para construção da Aprendizagem Histórica Ambiental. Nosso produto-final foi à criação de um Guia de Orientação no formato e-book (pdf) para auxílio em sala de aula para desenvolver a estratégia de Ensino de História que possibilite a construção da Aprendizagem Histórica Ambiental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2650 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Território Ambiental | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem histórica ambiental: a relação entre história local e o território ambiental do rio Lontra como estratégia de Ensino de História no Colégio Estadual Rui Barbosa - Araguaína-TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Hsitória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-FABRICIO.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2020 | 2,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572205/2/Dissertação-FABRICIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons