Aprendizagem histórica ambiental: a relação entre história local e o território ambiental do rio Lontra como estratégia de Ensino de História no Colégio Estadual Rui Barbosa - Araguaína-TO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Fabrício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-06T13:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-06T13:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-FABRICIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572205-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional ProfHistória, insere-se na linha de pesquisa saberes históricos no espaço escolar, tem como tema central desenvolver uma estratégia de ensino de história que possibilite a construção da Aprendizagem Histórica Ambiental pela relação entre a História Local da cidade de Araguaína-TO e o Território Ambiental do rio Lontra. O rio Lontra evoca uma série de sentimentos para a sociedade de Araguaína-TO e é inegavelmente parte da história dessa cidade que foi fundada nas margens desse rio por camponeses nordestinos no final do século XIX, desde década de 1950, esse município passou e ainda passa por mudanças em seu território ambiental que resulta na poluição desse sistema fluvial, a partir dessa problemática foi desenvolvida essa estratégia de ensino. A metodologia de pesquisa que utilizamos teve a abordagem qualitativa-quantitativa utilizando dos procedimentos e métodos da pesquisa-ação. As técnicas adotadas foram: pesquisa bibliográfica, documental, observação e para a aquisição de informação dos sujeitos da pesquisa foi aplicado um questionário diagnóstico e construída a estratégia de ensino. A pesquisa foi desenvolvida em Araguaína-TO com estudantes da primeira série do ensino médio e utilizou aportes teóricos de campos diversos. Os participantes pesquisaram, produziram material pedagógico e disseminaram seus aprendizados para os demais alunos da escola com a finalidade de sensibilizá-los para causa ambiental através do Ensino de História. A estratégia de ensino possibilitou uma maior percepção da História Local, História Ambiental, Educação Ambiental e do Território Ambiental do rio Lontra desta cidade. E os seus resultados podem contribuir para uma reflexão acerca do papel do Ensino de História para construção da Aprendizagem Histórica Ambiental. Nosso produto-final foi à criação de um Guia de Orientação no formato e-book (pdf) para auxílio em sala de aula para desenvolver a estratégia de Ensino de História que possibilite a construção da Aprendizagem Histórica Ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2650 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Histórica Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTerritório Ambientalpt_BR
Título: dc.titleAprendizagem histórica ambiental: a relação entre história local e o território ambiental do rio Lontra como estratégia de Ensino de História no Colégio Estadual Rui Barbosa - Araguaína-TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Hsitóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação-FABRICIO.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 20202,65 MBAdobe PDF/bitstream/capes/572205/2/Dissertação-FABRICIO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons