Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Bento, Joanny Daniele do Lago Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-02T12:50:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-02T12:50:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571974 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar questões das provas de Língua Portuguesa do Enem à luz das teorias de Multiletramentos e de Multimodalidade para verificar a ocorrência de textos multimodais e as habilidades de leitura que são requeridas para a compreensão desses textos. Para alcançar os resultados, a análise é fundamentada pelas teorias da Análise de Discurso Crítica (ADC) – Chouliaraki & Fairclough (1999) e Fairclough (2001; 2003) – ao investigar os tipos de texto multimodal que estão presentes nas questões das provas de Língua Portuguesa do Enem; pelas teorias da Multimodalidade – Kress & van Leeuwen (2001) e Vieira (2007; 2010) – e da Gramática de Design Visual – Kress & van Leeuwen (2006) – ao examinar como os textos multimodais são utilizados nas questões do Enem; e por meio das teorias de Multiletramentos – Cope & Kalantzis (2000) e Rojo & Moura (2012) – ao averiguar como os multiletramentos são abordados nas questões. O corpus deste trabalho é composto por oito questões, com textos motivadores multimodais, retiradas do caderno de prova Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: as questões selecionadas representam os oito anos (de 2009 a 2016), uma questão de cada ano, desde a primeira reformulação e reorganização das provas do Enem. Nesta pesquisa, abordo a metodologia qualitativa com aspectos baseados em Bauer e Gaskell (2000), Denzin (2006) e Flick (2013). Os resultados obtidos demonstram que os significados textuais são compostos pelas modalidades verbal e não verbal, que se complementam para dar sentido aos textos motivadores. A composição textual dos textos motivadores requer do leitor uma experiência multiletrada, pois se trata de textos diversos como panfletos, cartazes, tirinhas, infográficos, etc. Por isso, é necessário que os estudantes utilizem sua experiência como leitor com conhecimentos linguísticos e extralinguísticos adquiridos ao longo de sua vida escolar e extraescolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
Título: dc.title | Multiletramentos e Multimodalidade nas Provas do Enem: Muito Além do Texto Verbal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: