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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Franciscana (UFN) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bulegon, Ana Marli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Torres, Paolo Zuanazzi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dorneles, Toni Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-26T15:58:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-26T15:58:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo digital para o desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por intuito apresentar um jogo digital que visa testar e estimular as habilidades lógico-matemáticas de crianças e adolescentes. O jogo é do gênero puzzle, e seu layout foi pensado com a temática da defesa do vilarejo de ataques inimigos e a procura de água, por um grupo de aldeões de um vilarejo da Idade Média. Foi elaborado com o motor Construct 2, por sua simplicidade e praticidade. Foram elaboradas 9 fases, com uma única solução, onde o intuito é encaixar peças nos lugares corretos para satisfazer uma quantidade determinada de água a ser coletada, além de acertar todos os alvos e defender-se de todos os cavaleiros, de acordo com as regras do jogo. As fases aumentam de complexidade conforme vão sendo superadas. Além disso, elas visam estimular o pensamento lógico-matemático dos usuários, objetivo final deste jogo. Os testes feitos com ele mostraram que há potencial para desenvolver o pensamento lógico-matemático ao lidar com os diferentes tipos de raciocínio apresentados ao longo do jogo. Até mesmo os caminhos incorretos oferecem uma recompensa para o jogador ao final: a possibilidade de aprendizado. Nenhum esforço deve ser sentido como inútil. Como afirma Rogers (2012, p.5), “cada finger deve ter uma recompensa no final, mesmo que seja apenas uma lata de lixo”. Isso é importante para manter o jogador engajado, motivado e continuando a explorar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 711 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de puzzle | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades lógico-matemáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construct 2 | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo digital para o desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECIMAT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologias Digitais para a Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
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