Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Segatto, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Adriano Canabarro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-23T05:09:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-23T05:09:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | sd.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571705 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Cada vez mais, o avanço tecnológico do mundo moderno vêm estreitando as relações entre a educação e as novas tecnologias, inserindo-as em sala de aula, seja com o professor ou com o aluno, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento. Neste cenário, a robótica é uma das tecnologias emergentes, composta por uma versatilidade capaz de proporcionar a interdisciplinaridade e tornar os estudantes agentes ativos em seu aprendizado. Este trabalho consiste em um processo de formação docente para professores da educação básica na área de robótica educacional utilizando o Robô Cubetto e seus blocos de código programáveis em um processo de formação continuada de professores através da realização de oficinas de capacitação. A pesquisa caracterizada como do tipo descritiva e aplicada com uma abordagem qualitativa, teve como participantes cinco professores do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no município de Vitória das Missões no estado do Rio Grande do Sul. Observou-se que a formação docente realizada permitiu aos professores uma aproximação da tecnologia robótica apresentada, de maneira que estes perceberam uma ferramenta multidisciplinar, capaz de atrair a atenção dos alunos nas idades iniciais e motivá-los a resolver problemas complexos, possibilitando um fazer educacional diferenciado através de uma prática pedagógica incentivadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 401,7 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ROBÓTICA EDUCACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de professores em Robótica Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sd.pdf | Sequência Didática | 392,3 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571705/2/sd.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons