SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSegatto, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Adriano Canabarro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-23T05:09:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-23T05:09:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.othersd.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571705-
Resumo: dc.description.abstractCada vez mais, o avanço tecnológico do mundo moderno vêm estreitando as relações entre a educação e as novas tecnologias, inserindo-as em sala de aula, seja com o professor ou com o aluno, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento. Neste cenário, a robótica é uma das tecnologias emergentes, composta por uma versatilidade capaz de proporcionar a interdisciplinaridade e tornar os estudantes agentes ativos em seu aprendizado. Este trabalho consiste em um processo de formação docente para professores da educação básica na área de robótica educacional utilizando o Robô Cubetto e seus blocos de código programáveis em um processo de formação continuada de professores através da realização de oficinas de capacitação. A pesquisa caracterizada como do tipo descritiva e aplicada com uma abordagem qualitativa, teve como participantes cinco professores do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no município de Vitória das Missões no estado do Rio Grande do Sul. Observou-se que a formação docente realizada permitiu aos professores uma aproximação da tecnologia robótica apresentada, de maneira que estes perceberam uma ferramenta multidisciplinar, capaz de atrair a atenção dos alunos nas idades iniciais e motivá-los a resolver problemas complexos, possibilitando um fazer educacional diferenciado através de uma prática pedagógica incentivadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent401,7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobótica educativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ROBÓTICA EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de professores em Robótica Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
sd.pdfSequência Didática392,3 kBAdobe PDF/bitstream/capes/571705/2/sd.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons