A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3

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Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Tallys Newton Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-19T11:34:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-19T11:34:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571603-
Resumo: dc.description.abstractVivenciamos atualmente um período de fragilidade e deterioração biopsicossocial frente a um cenário de crise e pandemia, bem como o des-gaste nos aspectos econômicos e políticos, que também alavancam outras características e segmentos da sociedade. As ciências, nesse aspecto, traba-lham constantemente, através de suas diferentes áreas, para suprir deman-das sociais em diferentes contextos, possibilitando, assim, intervenções ad-versas. A busca incessante pela compreensão e identificação dos fenôme-nos que estão em processo de transformação e composição da realidade, coloca--nos em um paradigma filosófico e existencial sobre a verdade. Esta verdade, já questionada no passado pelos filósofos antigos, possibilita a construção do conhecimento e estrutura modelos de investigação posterio-res, através de mecanismos de aprendizagem e ensino. A psicologia, nesse contexto, ganha destaque por trabalhar uma di-versidade de cenários em situações de fragilidade referentes ao desenvolvi-mento humano e a saúde mental, por intermédio de suas diferentes técnicas e instrumentos de atuação. Nessa perspectiva, a obra “A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3” aborda questões inerentes a infância, escola, terceira idade, contexto social, avaliação, transtornos, diagnóstico, interven-ção, questionamentos ideológicos, saúde, literatura, inovação tecnológica e novas técnicas psicoterápicas. A infância, neste aspecto, ganhou destaque por ser um período que estrutura a personalidade do sujeito através do desenvolvimento psicogené-tico, que vai do nascimento até a adolescência, período no qual o indivíduo está submetido à inserção na sociedade. É na infância que ocorrem o in-cremento das experiências, transmissão social e equilibração através do uso de códigos no universo das imagens e palavras guiadas pelos caminhos que preexistem no universo parental. Por conseguinte, a escola ganha destaque por promover a universa-lização e bens culturais, criando condições para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano de todos na sociedade através da educação e co-nhecimento. Em associação com os dados anteriores está o desenvolvimento da adolescência e vida adulta, e, posteriormente, a terceira idade, que é um da-do apresentado nesta obra. A terceira idade é a própria idade adulta avança-da, período marcado pelas transformações biopsicossociais, complicações e influências que se dão de modo complexo. Torna-se necessário, então, de-senvolver recursos para o bem estar e qualidade de vida, a fim de reduzir receios e inquietações, na busca por uma vida saudável. Neste cenário, é importante um trabalho conjunto na construção de políticas públicas direcionadas a pluralidade cultural envolvendo atores so-ciais e culturais com identificação étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de deficiências, dentre outros, para a centralidade de valores éticos na formação do sujeito. Seguindo os eixos temáticos expostos na ordem cronológica da obra, temos os modelos de avaliação, diagnóstico e intervenção em psicopatologi-as e transtornos mentais. Destaca-se que, segundo a Organização Mundial de Saúde, há um aumento das doenças mentais no século XXI decorrente das novas demandas sociais e a realidade vivenciada hoje frente ao cenário atual, já mencionado anteriormente. A importância desse seguimento se dá pela saúde mental, pela qualidade de vida do sujeito em sua diversidade e ao seu contexto. Destaca-se, também, a importância dos debates e dos questiona-mentos ideológicos como elemento fundamentador da democracia, como tratado nesta obra. Tais artefatos possibilitam a ressignificação de ideias na construção de um novo cenário de conhecimento e aprendizagem. Vale res-saltar que estes debates podem estar atrelados há um referencial teórico significativo, como, por exemplo, uma análise literária, também explorada no final da obra, esta que, além disso, propõe, ao seu final, novas técnicas e alternativas psicoterápicas, bem como inovação tecnológica em benefício da saúde e bem estar. Vale ressaltar que, através do discurso anterior, a obra “A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3”, aborda os seguintes seguimentos: desenvolvimento humano, psicologia escolar, psicologia da saúde, psicolo-gia social, psicologia clínica, psicopatologias, literatura, tecnologia e inova-ção. Os tipos de estudos explorados nesta obra foram: estudo transversal, pesquisa descritiva, revisão sistemática de literatura, revisão de pares, revi-são literária, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, aplicação de questionários, reflexão histórico-cultural, análise docu-mental, materialismo histórico-dialético, revisão integrativa da literatura, es-tudo de caso, diagnostico institucional e dialético-simbólico. Com isso, a obra “A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3” explora a diversidade e construção teórica na psicologia, através de estu-dos realizados em diferentes instituições de ensino no contexto nacional e internacional. Nesse âmbito, é relevante a divulgação e construção do co-nhecimento através da produção científica. Para tanto, a Atena Editora pos-sui uma plataforma consolidada e confiável, sendo referência nacional e internacional, para que estes pesquisadores explorem e divulguem suas pesquisas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtuaçãopt_BR
Título: dc.titleA Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais