NARRATIVAS QUE IMPORTAM: LEITURAS LITERÁRIAS NO ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Andressa Fontana-
Autor(es): dc.contributor.authorProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-17T16:48:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-17T16:48:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571468-
Resumo: dc.description.abstractQual é o lugar da literatura no ensino de ciências sociais? O que podemos aprender sobre metodologias de ensino e sobre o próprio estatuto heurístico da literatura com os usos que professoras estão realizando de textos literários em suas aulas de sociologia? Por meio de uma investigação das práticas de ensino que mobilizam narrativas literárias e de percepções docentes acerca de seu valor pedagógico em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, proponho uma reflexão a respeito do papel mediador que a narrativa ficcional pode desempenhar no trabalho didático de conteúdos considerados “polêmicos” para o ambiente escolar. Em particular, sugiro reflexões acerca do modo pelo qual a linguagem ficcional pode propiciar performances possíveis para o ensino de gênero e sexualidade em meio a uma realidade marcada por conflitos em torno da chamada “ideologia de gênero”. A partir disso, vislumbro nesta investigação algumas reflexões acerca de uma composição criativa entre o campo e a bibliografia especializada na área para dialogar com os emergentes desafios éticos, estéticos, políticos e educacionais de se ensinar ciências sociais no magistério da educação básica.-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectensino da sociologia, leitura literária, gênero e sexualidade, metodologia de ensino.-
Título: dc.titleNARRATIVAS QUE IMPORTAM: LEITURAS LITERÁRIAS NO ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino da Sociologia-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons