Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Andressa Fontana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-17T16:48:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-17T16:48:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571468 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Qual é o lugar da literatura no ensino de ciências sociais? O que podemos aprender sobre metodologias de ensino e sobre o próprio estatuto heurístico da literatura com os usos que professoras estão realizando de textos literários em suas aulas de sociologia? Por meio de uma investigação das práticas de ensino que mobilizam narrativas literárias e de percepções docentes acerca de seu valor pedagógico em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, proponho uma reflexão a respeito do papel mediador que a narrativa ficcional pode desempenhar no trabalho didático de conteúdos considerados “polêmicos” para o ambiente escolar. Em particular, sugiro reflexões acerca do modo pelo qual a linguagem ficcional pode propiciar performances possíveis para o ensino de gênero e sexualidade em meio a uma realidade marcada por conflitos em torno da chamada “ideologia de gênero”. A partir disso, vislumbro nesta investigação algumas reflexões acerca de uma composição criativa entre o campo e a bibliografia especializada na área para dialogar com os emergentes desafios éticos, estéticos, políticos e educacionais de se ensinar ciências sociais no magistério da educação básica. | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino da sociologia, leitura literária, gênero e sexualidade, metodologia de ensino. | - |
Título: dc.title | NARRATIVAS QUE IMPORTAM: LEITURAS LITERÁRIAS NO ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino da Sociologia | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação andressa.pdf | 814,52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571468/2/dissertação andressa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons