ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLA PARTICULAR: ANÁLISE DE ESCOLAS MARISTAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Nailôn Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-17T14:54:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-17T14:54:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571467-
Resumo: dc.description.abstractCom o objetivo de analisar as características da sociologia como componente curricular importante em escolas particulares, os estudos foram centralizados em duas escolas do Grupo Marista de Curitiba, Colégio Santa Maria e Colégio Anjo da Guarda. Para tanto, foi necessário analisar as bibliografias sobre o ensino de sociologia no Brasil e as discussões entre a educação pública e privada no país envolvidos na construção das leis de diretrizes e base da educação básica. Também buscou analisar a sociologia escolar, a partir de documentos produzidos pelas escolas, entrevistas com professores e questionários com os estudantes de sociologia, com o auxílio da teoria de Durkheim, Bourdieu e Elias. O estudo demostrou a importância prática da sociologia escolar na argumentação e interpretação de textos; a influência de elementos da religiosidade cristã católica nas aulas de sociologia; e as particularidades das aulas de sociologia voltadas a um público de elite econômica, social e política.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia, educação particular-
Título: dc.titleENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLA PARTICULAR: ANÁLISE DE ESCOLAS MARISTAS-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino da Sociologia-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons