Infâncias, poder e resistências nas narrativas das professoras do município de Porto Seguro

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul da Bahia - UFSBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Valdirene Contarato-
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-12T01:57:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-12T01:57:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-25-
identificador: dc.identifier.otherValdirenept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571255-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como problemática as concepções de infância presentes nas narrativas das professoras que atuam na educação infantil, nas escolas municipais de Porto Seguro – estado da Bahia. Partindo da compreensão de que saber e poder encontram-se mutuamente imbricados, e que onde há poder, há resistência, o estudo buscou acompanhar os movimentos de aceitação/resistência presentes nas narrativas das professoras-parceiras desta investigação, frente aos processos de normatizações escolares e ao poder sobre a vida. Apoiada em Michel Foucault e em estudos de inspiração pós-crítica sobre a infância de autores como Abramowicz, Bujes, Corazza, Finco, Gallo, Lockmann e Schérer, entre outros, operacionalizo alguns conceitos para pensar a temática “infância e educação infantil”. As análises inserem-se nas interações com as professoras, na percepção de seus saberes acerca da infância, bem como de suas narrativas quanto aos movimentos de aceitação/resistência aos processos normatizadores. A pesquisa de campo, inspirada pela cartografia, teve como base Meyer e Paraíso, Passos, Kastrup e Escóssia, e como parceiras um grupo de professoras que atuam na docência da educação infantil de diferentes regiões do município de Porto Seguro, também resultando na construção de um site – www.euentreinaroda.com.br – como lugar de ancoragem das discussões que mobilizaram esta pesquisa, e aberto a que novas e outras problemáticas comuns à infância e à educação infantil possam ser inseridas. A pesquisa é um convite para pensar a educação infantil criativa e inventiva, impulsionada pelas crianças e professoras/es.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras; Crianças; Infância; Educação Infantil.pt_BR
Título: dc.titleInfâncias, poder e resistências nas narrativas das professoras do município de Porto Seguropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto final do mestradopt_BR
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