Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Amilton Pereira dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-12T01:17:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-12T01:17:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Amilton | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571252 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como paisagem geral o quilombo Tomé Nunes, município de Malhada, Bahia, e centrou sua atenção nas práticas curriculares desenvolvidas na Escola Municipal Senhor do Bonfim, localizada nesta comunidade. Fazendo uso de técnicas de pesquisa como entrevistas, grupos focais, observações do cotidiano escolar, conversas informais, buscou identificar elementos que possam contribuir para a construção coletiva de uma pedagogia quilombola na/da Escola Municipal Senhor do Bonfim. Compreende o currículo escolar como um dispositivo articulador dos saberes científicos e culturais materializado por fazeres docentes orientados pelos fazeres quilombolas cotidianos, objetivando a construção de uma prática formativa comprometida com a comunidade de Tomé Nunes na perspectiva da justiça social. Os aportes teóricos que nortearam essa pesquisa foram inspirados pelos estudos realizados por ARRUTI (2008), CANDAU (2007, 2008), HALL (2011), SOUZA (2015), PURIFICAÇÃO (2015), MACEDO (2013), dentre outros. A partir das contribuições desses autores, a realidade analisada pode ser mais bem compreendida. O estudo evidenciou que embora os professores tenham engajamento com os saberes/fazeres da comunidade, bem como o compromisso em contribuir de forma significativa com a formação dos estudantes, a ausência de espaços/tempo de reflexão crítica sobre seus fazeres e saberes docentes - assim como a ausência de materiais didáticos-pedagógicos, acrescidos ao desinteresse dos órgãos públicos para com a realidade concretamente vivida pela comunidade da Escola Municipal Senhor do Bonfim - acabam por dificultar práticas curriculares voltadas a valorização e inserção dos saberes tradicionais e da cultura local aos processos de ensino aprendizagem. Ao identificar o engajamento dos professores que atuam na escola com a cultura do quilombo onde vivem e trabalham, essa investigação, apoiada pelo desejo expresso da comunidade escolar, em especial, dos professores, traz como produto um recurso paradidático no formato de cartilha a qual mapeia algumas das mais significativas manifestações culturais presentes no quilombo Tomé Nunes. A trajetória desses saberes/fazeres foi vivamente acompanhada pela memória dos mais velhos que, apesar das mudanças dos novos tempos, permanecem vivas e carregadas de significados sociais, culturais, políticos. Assim, resistindo às atuais imposições e modismos educacionais fabricados pelo neoliberalismo e sua tônica no consumo imediato, nas aprendizagens coniventes ao fortalecimento das relações mercadológicas propícias ao aprofundamento do capital nesta sua nova fase. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação quilombola, currículo, etnosaberes. | pt_BR |
Título: dc.title | PEDAGOGIA QUILOMBOLA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSGRESSÃO CURRICULAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto final do mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Amilton.pdf | 14,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571252/2/Amilton.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons