PEDAGOGIA QUILOMBOLA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSGRESSÃO CURRICULAR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul da Bahia - UFSBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Amilton Pereira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-12T01:17:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-12T01:17:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
identificador: dc.identifier.otherAmiltonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571252-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como paisagem geral o quilombo Tomé Nunes, município de Malhada, Bahia, e centrou sua atenção nas práticas curriculares desenvolvidas na Escola Municipal Senhor do Bonfim, localizada nesta comunidade. Fazendo uso de técnicas de pesquisa como entrevistas, grupos focais, observações do cotidiano escolar, conversas informais, buscou identificar elementos que possam contribuir para a construção coletiva de uma pedagogia quilombola na/da Escola Municipal Senhor do Bonfim. Compreende o currículo escolar como um dispositivo articulador dos saberes científicos e culturais materializado por fazeres docentes orientados pelos fazeres quilombolas cotidianos, objetivando a construção de uma prática formativa comprometida com a comunidade de Tomé Nunes na perspectiva da justiça social. Os aportes teóricos que nortearam essa pesquisa foram inspirados pelos estudos realizados por ARRUTI (2008), CANDAU (2007, 2008), HALL (2011), SOUZA (2015), PURIFICAÇÃO (2015), MACEDO (2013), dentre outros. A partir das contribuições desses autores, a realidade analisada pode ser mais bem compreendida. O estudo evidenciou que embora os professores tenham engajamento com os saberes/fazeres da comunidade, bem como o compromisso em contribuir de forma significativa com a formação dos estudantes, a ausência de espaços/tempo de reflexão crítica sobre seus fazeres e saberes docentes - assim como a ausência de materiais didáticos-pedagógicos, acrescidos ao desinteresse dos órgãos públicos para com a realidade concretamente vivida pela comunidade da Escola Municipal Senhor do Bonfim - acabam por dificultar práticas curriculares voltadas a valorização e inserção dos saberes tradicionais e da cultura local aos processos de ensino aprendizagem. Ao identificar o engajamento dos professores que atuam na escola com a cultura do quilombo onde vivem e trabalham, essa investigação, apoiada pelo desejo expresso da comunidade escolar, em especial, dos professores, traz como produto um recurso paradidático no formato de cartilha a qual mapeia algumas das mais significativas manifestações culturais presentes no quilombo Tomé Nunes. A trajetória desses saberes/fazeres foi vivamente acompanhada pela memória dos mais velhos que, apesar das mudanças dos novos tempos, permanecem vivas e carregadas de significados sociais, culturais, políticos. Assim, resistindo às atuais imposições e modismos educacionais fabricados pelo neoliberalismo e sua tônica no consumo imediato, nas aprendizagens coniventes ao fortalecimento das relações mercadológicas propícias ao aprofundamento do capital nesta sua nova fase.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação quilombola, currículo, etnosaberes.pt_BR
Título: dc.titlePEDAGOGIA QUILOMBOLA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSGRESSÃO CURRICULARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto final do mestradopt_BR
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