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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Dandara Dandara Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-12T00:59:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-12T00:59:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado profissional +Livro Digital | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571251 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A escrita desta dissertação é potencializada pelo desejo e pelo engajamento de fazer parte da luta em prol de uma sociedade antirracista e que, para tanto, possa contar com a escola e seus processos educativos como espaços formativos que produzem,para além dos conhecimentos ditos científicos, identidades culturais. Trabalha com a hipótese de que as Nagôs de Belmonte têm muito o que ensinar aos processos de escolarização e as suas tentativas metodológicas de trabalhar com as relações étnico-raciais, quase sempre, a partir de modelitosprêt-à-porter produzidos por compreensões equivocadas sobre os modos de saber/fazer do povo negro. Defende o argumento de que o bloco das Nagôs Africanas da cidade de Belmonte-Bahiase constitui como um espaço educativo caracterizado por processos de ensino-aprendizagens que contribuem para o enfrentamento dos diferentes estereótipos raciais e, com isso, cumpre com os objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Como metodologia, a escrita é inspirada pela cartografia, o que permitiu identificar mapas que, diferentemente de decalques, não possuem nenhuma centralidade, possibilitandomúltiplas entradas e saídas, nas quais a alegria, o prazer e o cuidado apareceram de forma marcante nos movimentos e narrativas das nagôs. A pesquisa foi realizada no período compreendido entrejaneiro de 2018 a março de 2019, na cidade de Belmonte– BA, e incluiu participações nos ensaios e nos carnavais destes dois anos, além de visitas às residências das participantes das Nagôs Africanas. Os registros foram feitos por entrevistas individuais e em grupo, registros fotográficos e gravações dos ensaios e dos cortejos durante os carnavais de 2018 e de 2019. A pesquisa evidencia que as Nagôs Africanasproduzem práticas de ensino/aprendizagem, bem comosubvertem os espaços institucionalizadas das escolas e seus ritos de passagem. Movidas pelo desejo de liberdade presente nas brincadeiras, o desejo de serem ouvidas e produzirem narrativas, criam os campos abertos que buscam correlações com outros tantos espaços, dentre eles, os espaços escolares. Por fim, esta pesquisa deseja ser uma contribuição às práticas escolares que contemplem as Relações Étnico-Raciais. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Afro-rizoma.Práticas Culturais Afro-Baianas. Nagôs Africanas. | pt_BR |
| Título: dc.title | “AS NAGÔS ESTÃO NA RUA COM PRAZER E ALEGRIA”: uma cartografia afro-baiana de Belmonte-Bahia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto final do mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dandara.pdf | 13.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571251/2/Dandara.pdfDownload |
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