Dissertalçao: Geometria Analítica a partir de Georreferenciamento: construindo aplicativos em sala de aula no Ensino Médio, via Modelagem Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAUÉS, Janir Assunção-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-11T14:56:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-11T14:56:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-02-
identificador: dc.identifier.otherJanir Assunção Mauéspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571243-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre Construção de Aplicativos em Sala de Aula no Ensino Médio, via Geometria Analítica, com objetivo de verificar se a aprendizagem de geometria analítica torna-se mais satisfatória, a partir de uma sequência didática com construção de aplicativos. Para tanto, foram realizadas análises das escritas e dos registros de voz dos alunos participantes do experimento didático por meio da teoria dos Registros de representação semiótica de Raymond Duval (2011) e da teoria da microgênese de Piaget. O lócus de pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Abaetetuba/PA e os sujeitos foram 32 (trinta e dois) alunos do 3° ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a Modelagem Matemática e como técnica de pesquisa adotou-se a Engenharia Didática de Michelle Artigue. Como instrumento de pesquisa foi utilizado uma sequência de atividades com 30 questões sobre definição de geometria analítica, distância de dois pontos, ponto médio, alinhamento de três pontos, equação geral da reta, coeficiente angular da reta e distância entre ponto e reta. Os resultados mostraram que alguns alunos erraram ao resolverem as questões propostas, o que implicou no tratamento e na interpretação do significado dos dados e das operações para se chegar a um resultado satisfatório e que no geral a atividade proposta apresentou médio grau de dificuldade referente à interpretação e manipulação em relação aos cálculos básicos de matemática. Por outro lado, as análises realizadas apontaram que a atividade proposta é favorável à formação do aluno como cidadão do mundo que o cerca, ao afirmarem que se sentiram bem em estudar matemática relacionada a fenômenos envolvendo problemas de seu dia a dia e que ficaram envolvidos e interessados em estudar geometria analítica. Esperase, portanto, que em estudos futuros haja um melhoramento dessas atividades, de forma que o pesquisador possa trabalhar questões preliminares que objetivem a recuperação da base e do conhecimento matemático do aluno e treino com a interpretação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5530pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Analíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeorreferenciamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegistro de Representações Semióticaspt_BR
Título: dc.titleDissertalçao: Geometria Analítica a partir de Georreferenciamento: construindo aplicativos em sala de aula no Ensino Médio, via Modelagem Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais