Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAUÉS, Janir Assunção | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-11T14:56:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-11T14:56:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Janir Assunção Maués | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571243 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre Construção de Aplicativos em Sala de Aula no Ensino Médio, via Geometria Analítica, com objetivo de verificar se a aprendizagem de geometria analítica torna-se mais satisfatória, a partir de uma sequência didática com construção de aplicativos. Para tanto, foram realizadas análises das escritas e dos registros de voz dos alunos participantes do experimento didático por meio da teoria dos Registros de representação semiótica de Raymond Duval (2011) e da teoria da microgênese de Piaget. O lócus de pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Abaetetuba/PA e os sujeitos foram 32 (trinta e dois) alunos do 3° ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a Modelagem Matemática e como técnica de pesquisa adotou-se a Engenharia Didática de Michelle Artigue. Como instrumento de pesquisa foi utilizado uma sequência de atividades com 30 questões sobre definição de geometria analítica, distância de dois pontos, ponto médio, alinhamento de três pontos, equação geral da reta, coeficiente angular da reta e distância entre ponto e reta. Os resultados mostraram que alguns alunos erraram ao resolverem as questões propostas, o que implicou no tratamento e na interpretação do significado dos dados e das operações para se chegar a um resultado satisfatório e que no geral a atividade proposta apresentou médio grau de dificuldade referente à interpretação e manipulação em relação aos cálculos básicos de matemática. Por outro lado, as análises realizadas apontaram que a atividade proposta é favorável à formação do aluno como cidadão do mundo que o cerca, ao afirmarem que se sentiram bem em estudar matemática relacionada a fenômenos envolvendo problemas de seu dia a dia e que ficaram envolvidos e interessados em estudar geometria analítica. Esperase, portanto, que em estudos futuros haja um melhoramento dessas atividades, de forma que o pesquisador possa trabalhar questões preliminares que objetivem a recuperação da base e do conhecimento matemático do aluno e treino com a interpretação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5530 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Analítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Georreferenciamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Registro de Representações Semióticas | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertalçao: Geometria Analítica a partir de Georreferenciamento: construindo aplicativos em sala de aula no Ensino Médio, via Modelagem Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Janir Assunção Maués.pdf | 5.53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571243/1/Janir Assunção Maués.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: