Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorde Araújo Dias, Karina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-10T20:23:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-10T20:23:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-18-
identificador: dc.identifier.otherE-book Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571185-
Resumo: dc.description.abstractA coletânea de artigos que compõe a obra “Inquietações e Proposituras na Formação Docente”, já em seu terceiro volume, expressa a relevância da temática da formação docente e suas interlocuções de distintos campos de conhecimento, linhas teóricas e escolhas metodológicas. Marcadamente, a partir da década de noventa, a formação de professores é atravessada por um amplo conjunto de reformas educacionais que conferem transformações ao campo, imprimindo contornos diversos às diferentes práticas em curso e que podem ser observadas por meio das problemáticas de pesquisa que vem mobilizando esforços de distintos pesquisadores. Nesse volume, composto por quatro eixos e totalizando dezesseis capítulos, é possível observar a capilaridade com que investigações com esse teor se materializam em variados âmbitos e abordagens teórico-metodológicas. O primeiro eixo Abordagens teóricas e o estado da arte das pesquisas sobre formação docente contempla investigações que dialogam sobre as matrizes, de ordem teórica e metodológica, que cercam a problematização da formação de professores, bem como apresenta um balanço das pesquisas com esse recorte nas últimas décadas. Na sequência, o eixo Itinerários de pesquisa sobre a formação no ensino superior apresenta resultados de estudos que têm, como eixo comum, a formação docente desenvolvida nas universidades em diferentes segmentos. O eixo três, Relatos de experiência na formação de professores da educação básica, congrega vivências formativas voltadas aos docentes que atuarão na educação básica e que tem o “chão da escola” como chave para a reflexão sobre seus processos pedagógicos. Por fim, o último eixo intitulado Novos desafios da educação e formação contemporânea no Brasil traz para o centro do debate discussões acerca dos novos temas que perpassam os percursos formativos na contemporaneidade. Cumpre destacar a qualidade e abrangência dos temas apresentados. Espero que apreciem a leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFESSORESpt_BR
Título: dc.titleInquietações e Proposituras na Formação Docente 3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais