Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | de Araújo Dias, Karina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-10T20:23:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-10T20:23:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A coletânea de artigos que compõe a obra “Inquietações e Proposituras na Formação Docente”, já em seu terceiro volume, expressa a relevância da temática da formação docente e suas interlocuções de distintos campos de conhecimento, linhas teóricas e escolhas metodológicas. Marcadamente, a partir da década de noventa, a formação de professores é atravessada por um amplo conjunto de reformas educacionais que conferem transformações ao campo, imprimindo contornos diversos às diferentes práticas em curso e que podem ser observadas por meio das problemáticas de pesquisa que vem mobilizando esforços de distintos pesquisadores. Nesse volume, composto por quatro eixos e totalizando dezesseis capítulos, é possível observar a capilaridade com que investigações com esse teor se materializam em variados âmbitos e abordagens teórico-metodológicas. O primeiro eixo Abordagens teóricas e o estado da arte das pesquisas sobre formação docente contempla investigações que dialogam sobre as matrizes, de ordem teórica e metodológica, que cercam a problematização da formação de professores, bem como apresenta um balanço das pesquisas com esse recorte nas últimas décadas. Na sequência, o eixo Itinerários de pesquisa sobre a formação no ensino superior apresenta resultados de estudos que têm, como eixo comum, a formação docente desenvolvida nas universidades em diferentes segmentos. O eixo três, Relatos de experiência na formação de professores da educação básica, congrega vivências formativas voltadas aos docentes que atuarão na educação básica e que tem o “chão da escola” como chave para a reflexão sobre seus processos pedagógicos. Por fim, o último eixo intitulado Novos desafios da educação e formação contemporânea no Brasil traz para o centro do debate discussões acerca dos novos temas que perpassam os percursos formativos na contemporaneidade. Cumpre destacar a qualidade e abrangência dos temas apresentados. Espero que apreciem a leitura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFESSORES | pt_BR |
Título: dc.title | Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
E-book Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3.pdf | 19.03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571185/1/E-book Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: