Presidente Kennedy: Cultura, Patrimônio e Direitos Humanos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCaloti, Vinícius Aguiar-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-10T17:17:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-10T17:17:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-22-
identificador: dc.identifier.otherPresidente Kennedy: Cultura, Patrimônio e Direitos Humanospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571168-
Resumo: dc.description.abstractAo partilharmos da concepção que os espaços territoriais são documentos vivos, que nos permitem um leque de interpretações, ensejando múltiplas possibilidades educacionais e cientes de que a memória e o esquecimento são construções sóciohistóricas e culturais, empregamos o patrimônio cultural kennediense, enfaticamente os sambaquis, como um tema gerador articulado com os temas transversais diversidade cultural e meio ambiente - que permeiam a BNCC - na oferta de uma formação continuada em educação patrimonial emancipatória, de modo a construir ricos diálogos com os direitos humanos, da perspectiva da pedagogia libertadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos no transcurso de duas campanhas arqueológicas e socializados em uma formação continuada para 50 professores da EMEIEF Bery Barreto, Presidente Kennedy-ES. Nesse contexto de interlocução com professores que atuam em escolas nas proximidades de sítios arqueológicos, aplicamos 40 questionários e realizamos entrevistas informais semiestruturadas com os referidos docentes. Os resultados das campanhas arqueológicas foram abordados da perspectiva da Arqueologia Pós-processual e os dados colhidos na formação foram abordados da perspectiva da análise de conteúdo. Concluímos que outras novas frentes de atuação devem ser implementadas, visando à proteção do patrimônio cultural local, enfaticamente os sítios de tipo sambaquis. São necessárias também ações de educação patrimonial na região, com vistas à renegociação das categorias das identidades e culturas locais, com o propósito de promover os direitos à história, à memória social, à tradição, às identidades culturais, à diversidade, à preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente kennediense, na constituição de possíveis arranjos produtivos locais. Nosso produto educacional partiu das representações sociais dos docentes sobre o patrimônio cultural local e, de modo democrático-coletivo, materializou-se em um guia didático para educação patrimonial, destacando os sambaquis, a partir de um processo dialógico focalizado na formação de professores da EMEIEF citada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSambaquispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio arqueológicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Título: dc.titlePresidente Kennedy: Cultura, Patrimônio e Direitos Humanospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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