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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Caloti, Vinícius Aguiar | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Carlos Roberto Pires | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-10T17:17:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-10T17:17:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Presidente Kennedy: Cultura, Patrimônio e Direitos Humanos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571168 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ao partilharmos da concepção que os espaços territoriais são documentos vivos, que nos permitem um leque de interpretações, ensejando múltiplas possibilidades educacionais e cientes de que a memória e o esquecimento são construções sóciohistóricas e culturais, empregamos o patrimônio cultural kennediense, enfaticamente os sambaquis, como um tema gerador articulado com os temas transversais diversidade cultural e meio ambiente - que permeiam a BNCC - na oferta de uma formação continuada em educação patrimonial emancipatória, de modo a construir ricos diálogos com os direitos humanos, da perspectiva da pedagogia libertadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos no transcurso de duas campanhas arqueológicas e socializados em uma formação continuada para 50 professores da EMEIEF Bery Barreto, Presidente Kennedy-ES. Nesse contexto de interlocução com professores que atuam em escolas nas proximidades de sítios arqueológicos, aplicamos 40 questionários e realizamos entrevistas informais semiestruturadas com os referidos docentes. Os resultados das campanhas arqueológicas foram abordados da perspectiva da Arqueologia Pós-processual e os dados colhidos na formação foram abordados da perspectiva da análise de conteúdo. Concluímos que outras novas frentes de atuação devem ser implementadas, visando à proteção do patrimônio cultural local, enfaticamente os sítios de tipo sambaquis. São necessárias também ações de educação patrimonial na região, com vistas à renegociação das categorias das identidades e culturas locais, com o propósito de promover os direitos à história, à memória social, à tradição, às identidades culturais, à diversidade, à preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente kennediense, na constituição de possíveis arranjos produtivos locais. Nosso produto educacional partiu das representações sociais dos docentes sobre o patrimônio cultural local e, de modo democrático-coletivo, materializou-se em um guia didático para educação patrimonial, destacando os sambaquis, a partir de um processo dialógico focalizado na formação de professores da EMEIEF citada. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 12,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sambaquis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio arqueológico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | pt_BR |
| Título: dc.title | Presidente Kennedy: Cultura, Patrimônio e Direitos Humanos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Caloti, V. A_Campos, C.R.P._Presidente Kennedy - Cultura,...pdf | 13.05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571168/2/Caloti, V. A_Campos, C.R.P._Presidente Kennedy - Cultura,...pdfDownload |
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