Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Furtado, Henrique Sepulchro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-09T12:52:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-09T12:52:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Patrimônio Cultural: conhecendo as potencialidades de Serra-ES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de uma investigação localizada na linha de pesquisa em formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso e Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. A pesquisa objetiva compreender as potencialidades pedagógicas do patrimônio cultural do município de Serra-ES em parceria com os professores da rede municipal da área de História e Geografia e da Gerência de Formação da SEME da Serra a fim de favorecer sua utilização criativa em sala de aula, com vistas a preservação da memória cultural e à cidadania. Foi desenvolvida uma reflexão acerca dos conceitos relacionados ao patrimônio e à educação patrimonial, a fim de auxiliar em uma compreensão que toma o patrimônio cultural como mediador de aprendizagens de saberes escolares e de reflexões críticas sobre a nossa sociedade. Fundamentando a investigação, foram produzidos diálogos com o campo da educação patrimonial inspirada na pedagogia libertadora de Paulo Freire. A metodologia de pesquisa é qualitativa, de cunho interventiva colaborativa, proporcionando diálogos junto aos professores, por meio da oferta de uma formação continuada. Com as informações obtidas ao longo da pesquisa e das contribuições dos professores participantes na formação continuada, pretendemos produzir um caderno pedagógico de Educação Patrimonial da cidade de Serra, com sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas, de modo a auxiliar os professores em sala de aula, no processo de formação de indivíduos críticos e sujeitos da própria história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,09 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Município de Serra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Educação não Formal | pt_BR |
Título: dc.title | Patrimônio Cultural: conhecendo as potencialidades do patrimônio de Serra-ES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Futado, H.S. _Campos,C.R.P._Patrimônio Cultural.pdf | 6.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571044/2/Futado, H.S. _Campos,C.R.P._Patrimônio Cultural.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons