Patrimônio Cultural: conhecendo as potencialidades do patrimônio de Serra-ES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFurtado, Henrique Sepulchro-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-09T12:52:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-09T12:52:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
identificador: dc.identifier.otherPatrimônio Cultural: conhecendo as potencialidades de Serra-ESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571044-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de uma investigação localizada na linha de pesquisa em formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso e Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. A pesquisa objetiva compreender as potencialidades pedagógicas do patrimônio cultural do município de Serra-ES em parceria com os professores da rede municipal da área de História e Geografia e da Gerência de Formação da SEME da Serra a fim de favorecer sua utilização criativa em sala de aula, com vistas a preservação da memória cultural e à cidadania. Foi desenvolvida uma reflexão acerca dos conceitos relacionados ao patrimônio e à educação patrimonial, a fim de auxiliar em uma compreensão que toma o patrimônio cultural como mediador de aprendizagens de saberes escolares e de reflexões críticas sobre a nossa sociedade. Fundamentando a investigação, foram produzidos diálogos com o campo da educação patrimonial inspirada na pedagogia libertadora de Paulo Freire. A metodologia de pesquisa é qualitativa, de cunho interventiva colaborativa, proporcionando diálogos junto aos professores, por meio da oferta de uma formação continuada. Com as informações obtidas ao longo da pesquisa e das contribuições dos professores participantes na formação continuada, pretendemos produzir um caderno pedagógico de Educação Patrimonial da cidade de Serra, com sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas, de modo a auxiliar os professores em sala de aula, no processo de formação de indivíduos críticos e sujeitos da própria história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,09 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMunicípio de Serrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de Educação não Formalpt_BR
Título: dc.titlePatrimônio Cultural: conhecendo as potencialidades do patrimônio de Serra-ESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons