BIOÉTICA PARA ENGENHARIA: UMA PROPOSTA INICIAL PARA INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorusppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAdinolfi, Valeria Trigueiro Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorKrasilchik, Myriam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-09T02:28:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-09T02:28:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-
identificador: dc.identifier.otherBIOÉTICA PARA ENGENHARIA UMA PROPOSTA INICIAL PARA INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULO-produto-tesept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571024-
Resumo: dc.description.abstractEste material consiste em roteiro proposto para introdução de temas de Bioética e Ética em cursos de formação de engenheiros, a desenvolvido a partir das contribuições apresentadas pelos sujeitos de pesquisa – engenheiros e coordenadores de cursos de graduação em Engenharia. O objetivo é introduzir a temática bioética e ética de forma interdisciplinar (como é a natureza da Bioética) e transversal, flexível de forma a poder ser inserida tanto no transcorrer de uma disciplina quanto servir de subsídio para trabalhar projetos interdisciplinares. Considerando que a educação em valores não deve ser um momento de doutrinação e prescrição, o formato escolhido para a atividade foi o de análise de caso, a partir de problema levantado pelos próprios participantes do grupo (professores, alunos). A seguir, sugestão de sequência de atividades didáticas para a abordagem da Bioética, utilizando metodologias ativas de aprendizagem como a estratégia de Resolução de Problemas e Design Thinking por meio de projetos cuja complexidade aumenta na medida em que o tema é revisitado e aprofundado por algumas vezes durante a execução, numa espiral. Busca-se desenvolver o pensamento complexo, a criatividade na resolução dos problemas, o trabalho em equipes interdisciplinares e multidisciplinares que sejam efetivas comunidades de prática, em que os envolvidos exercitam sua autonomia no reconhecimento dos fatores referentes ao contexto social, econômico e ambiental em que esses problemas ocorrem e onde serão aplicadas as soluções desenvolvidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent248kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectética da ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação em valorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbioéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectengenhariapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação humanísticapt_BR
Título: dc.titleBIOÉTICA PARA ENGENHARIA: UMA PROPOSTA INICIAL PARA INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseDoutorado em Educação - Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinenão se aplicapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons