Pessoas com deficiência: um estudo sobre a inclusão nos livros de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Avaci Duda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-09T15:05:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-09T15:05:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571021-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar como os livros didáticos de sociologia aprovados pelo PNLD 2018 apresentam e discutem a temática da pessoa com deficiência. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise de conteúdo, na qual analisamos como esse grupo social está presente nos manuais didáticos. Em um segundo momento, entrevistamos professores da rede estadual de educação de Pernambuco que lecionam a referida disciplina. Abordamos ainda conceitos de inclusão e estigmas, bem como a trajetória da exclusão da PcD ao longo dos séculos, apresentando a legislação que ampara esse grupo social no panorama internacional e nacional, além de dialogar com as temáticas dos direitos sociais e humanos. Baseamo-nos, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Goffman (1982), Mittler (2003), Vygotsky (1997, 2003), Mantoan (2003, 2006, 2007, 2010), Sassaki (1997), Silva (1999, 2006, 2007), Meucci (2014), entre outros. A nossa questão de investigação foi: De que maneira as pessoas com deficiência estão representadas nos livros de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018? Como hipótese, consideramos que o LD ao abordar a PcD pode ser mais um mecanismo para colaborar com a aprendizagem dos que fazem uso dele, além de promover uma importante reflexão sobre a inclusão social desse grupo. Após analisar cada obra, constatamos que a PcD ainda é silenciada. Entretanto, mesmo sendo um tema ausente no edital do PNLD, em quatro das cinco obras analisadas, essa minoria foi apresentada, com variação de ocorrência em alguns critérios. Constatamos também, ao analisar o edital do PNLD 2018, que o referido documento não traz nenhuma rubrica que solicita a inclusão desse assunto nos livros, ficando a cargo dos autores e editoras contemplar o tema ou não. Ao final desse estudo, identificamos que esse grupo tem aparecido nos livros didáticos, porém com pouca visibilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com Deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titlePessoas com deficiência: um estudo sobre a inclusão nos livros de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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