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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Avaci Duda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-09T15:05:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-09T15:05:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571021 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar como os livros didáticos de sociologia aprovados pelo PNLD 2018 apresentam e discutem a temática da pessoa com deficiência. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise de conteúdo, na qual analisamos como esse grupo social está presente nos manuais didáticos. Em um segundo momento, entrevistamos professores da rede estadual de educação de Pernambuco que lecionam a referida disciplina. Abordamos ainda conceitos de inclusão e estigmas, bem como a trajetória da exclusão da PcD ao longo dos séculos, apresentando a legislação que ampara esse grupo social no panorama internacional e nacional, além de dialogar com as temáticas dos direitos sociais e humanos. Baseamo-nos, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Goffman (1982), Mittler (2003), Vygotsky (1997, 2003), Mantoan (2003, 2006, 2007, 2010), Sassaki (1997), Silva (1999, 2006, 2007), Meucci (2014), entre outros. A nossa questão de investigação foi: De que maneira as pessoas com deficiência estão representadas nos livros de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018? Como hipótese, consideramos que o LD ao abordar a PcD pode ser mais um mecanismo para colaborar com a aprendizagem dos que fazem uso dele, além de promover uma importante reflexão sobre a inclusão social desse grupo. Após analisar cada obra, constatamos que a PcD ainda é silenciada. Entretanto, mesmo sendo um tema ausente no edital do PNLD, em quatro das cinco obras analisadas, essa minoria foi apresentada, com variação de ocorrência em alguns critérios. Constatamos também, ao analisar o edital do PNLD 2018, que o referido documento não traz nenhuma rubrica que solicita a inclusão desse assunto nos livros, ficando a cargo dos autores e editoras contemplar o tema ou não. Ao final desse estudo, identificamos que esse grupo tem aparecido nos livros didáticos, porém com pouca visibilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,17 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | Pessoas com deficiência: um estudo sobre a inclusão nos livros de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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