
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFF - Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa da Silva, Luciano | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Eleutério Ferreira, Rejane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mara de Melo Tavares, Cláudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-09T14:27:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-09T14:27:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/aqftVUtpaW8 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Clip_final_atualizado_04_06.mp4 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571019 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Núcleo de Pesquisa: Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde (NUPECCSE), da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, em tempos de pandemia da COVID-19, mantém suas atividades de pesquisa e realiza periodicamente suas reuniões por meio de plataformas online. Em uma destas reuniões surgiu a ideia de elaborar um produto no formato de vídeo, os objetivos foram: apresentar os principais desafios enfrentados pelos integrantes do NUPECCSE durante a pandemia da COVID-19; e, iniciar uma campanha/manifestação solicitando a aprovação do Projeto de Lei nº 2295/00, que estabelece o limite máximo de 30 horas semanais da categoria da Enfermagem, e que tramita há 20 anos no Congresso Nacional. Construção do produto: O vídeo foi editado a partir da apresentação de alguns dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo. Contou com: pequenos depoimentos filmados voluntariamente por seus componentes em que apresentaram os principais desafios enfrentados em seus campos de atuação na área da Enfermagem, durante a atual pandemia. Além da criação do vídeo, o grupo pensou a hashtag #30horasjá_querovoltarpracasa, que foi mencionada verbalmente por todos que enviaram suas filmagens. Ademais desenvolveu-se uma música retratando os principais desafios enfrentados pela equipe de enfermagem nesta pandemia que foi utilizada como trilha sonora de fundo em um dos momentos do filme. Resultado: O produto final apresentou legitimamente os principais desafios enfrentados por enfermeiros em diferentes campos de atuação na área da Enfermagem, bem como as principais soluções criativas utilizadas por eles, dando voz e visibilidade para profissionais, que em meio a uma pandemia, tem sido representados como heróis pela sociedade. Contudo, esses profissionais enfrentam muitas dificuldades em seu campo de atuação que os expõem a riscos físicos e emocionais, dentre os quais, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalhar e escala de serviço desumanas. Considerações finais: A partir da construção deste produto, de forma criativa e artística, os membros do NUPECCSE apresentaram que a Enfermagem utiliza-se de conhecimentos científicos para desenvolver tecnologias com inovação, além de uma prática profissional de qualidade para a sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.08 giga | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | 30horasjá, enfermagem, saúde, cuidado, afetos, saúde mental | pt_BR |
| Título: dc.title | #30horasjá_querovoltarpracasa - Desafios enfrentados por Enfermeira (o)s durante a pandemia da COVID-19 e soluções criativas e afetivas em tempos de crise. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MPES/MPEA/PACCS | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Vídeos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons