As férias de Francisco: conhecendo a diversidade religiosa do Espírito Santo

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, João Felipe Reali-
Autor(es): dc.contributor.authorSaquetto, Diemerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-09T12:16:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-09T12:16:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
identificador: dc.identifier.otherAs férias de Francisco: conhecendo a diversidade religiosa do Espírito Santopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571013-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa se insere na linha de pesquisa de “Práticas educativas” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional. A pesquisa investigou as representações sociais de alunos e professores sobre Ensino Religioso, pluralismo religioso e laicidade, tendo em vista a produção de material educativo a partir de necessidades e potencialidades identificadas pela investigação. A representação social de Ensino Religioso dos alunos apresenta dubiedade entre a educação escolar e a catequese das igrejas. A diversidade religiosa é representada, sobretudo, no âmbito cristão, havendo o conhecimento, ainda que nominal de outras religiões. Apresenta também um aspecto ético na relação respeito/preconceito. Os alunos não apresentaram representação de laicidade ou Estado laico. A representação de Ensino Religioso dos professores é marcada pelo aspecto técnico-científico com foco no ensino de valores e da diversidade religiosa. E a laicidade é representada nos seus aspectos de garantia da diversidade, da liberdade religiosa e da neutralidade religiosa estatal. Os professores percebem que há relações positivas entre o Ensino Religioso escolar e a laicidade. Buscou-se, ainda, refletir sobre práticas educativas que tivesse seu cerne no diálogo e na cooperação através da metodologia da “comunidade de investigação” de Matthew Lipman e em pressupostos da pedagogia freireana no intuito de passar do senso comum à reflexão crítica. O produto educacional desenvolvido na pesquisa foi uma novela educativa na qual os conceitos de laicidade e pluralismo religioso, além de temas correlatos tais como preconceito religioso, liberdade religiosa e respeito e tolerância, são abordados sob a forma de diálogos entre os personagens. O intuito da novela educativa é promover a reflexão coletiva sobre as temáticas e a possibilidade de uma práxis transformadora das relações sociais que envolvem a religião.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLaicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPluralismo Religiosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovelas Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de Investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Espírito Santopt_BR
Título: dc.titleAs férias de Francisco: conhecendo a diversidade religiosa do Espírito Santopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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