Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, João Felipe Reali | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saquetto, Diemerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-09T12:16:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-09T12:16:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | As férias de Francisco: conhecendo a diversidade religiosa do Espírito Santo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571013 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa de “Práticas educativas” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional. A pesquisa investigou as representações sociais de alunos e professores sobre Ensino Religioso, pluralismo religioso e laicidade, tendo em vista a produção de material educativo a partir de necessidades e potencialidades identificadas pela investigação. A representação social de Ensino Religioso dos alunos apresenta dubiedade entre a educação escolar e a catequese das igrejas. A diversidade religiosa é representada, sobretudo, no âmbito cristão, havendo o conhecimento, ainda que nominal de outras religiões. Apresenta também um aspecto ético na relação respeito/preconceito. Os alunos não apresentaram representação de laicidade ou Estado laico. A representação de Ensino Religioso dos professores é marcada pelo aspecto técnico-científico com foco no ensino de valores e da diversidade religiosa. E a laicidade é representada nos seus aspectos de garantia da diversidade, da liberdade religiosa e da neutralidade religiosa estatal. Os professores percebem que há relações positivas entre o Ensino Religioso escolar e a laicidade. Buscou-se, ainda, refletir sobre práticas educativas que tivesse seu cerne no diálogo e na cooperação através da metodologia da “comunidade de investigação” de Matthew Lipman e em pressupostos da pedagogia freireana no intuito de passar do senso comum à reflexão crítica. O produto educacional desenvolvido na pesquisa foi uma novela educativa na qual os conceitos de laicidade e pluralismo religioso, além de temas correlatos tais como preconceito religioso, liberdade religiosa e respeito e tolerância, são abordados sob a forma de diálogos entre os personagens. O intuito da novela educativa é promover a reflexão coletiva sobre as temáticas e a possibilidade de uma práxis transformadora das relações sociais que envolvem a religião. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pluralismo Religioso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novelas Educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História do Espírito Santo | pt_BR |
Título: dc.title | As férias de Francisco: conhecendo a diversidade religiosa do Espírito Santo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MAI,João e SAQUETTO, Diemerson_As férias de Francisco.pdf | 19,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571013/2/MAI,João e SAQUETTO, Diemerson_As férias de Francisco.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons