Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, José William Soares da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gaertner, Rosinéte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-07T23:03:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-07T23:03:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | A utilização do software Geogebra como ferramenta didática na aprendizagem de funções quadráticas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno didático apresenta um roteiro para construção de um projeto sobre o tema “A utilização do software GeoGebra como ferramenta didática na aprendizagem de funções quadráticas”, a ser aplicado na 1ª série do Ensino Médio, utilizando como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e seus colaboradores. Esta proposta foi preparada com o objetivo de auxiliá-lo no planejamento de algumas aulas, levando em consideração aspectos importantes da relação de ensino e de aprendizagem entre o professor e o aluno. O caderno descreve como elas devem ser construídas no contexto escolar. Toda a sequência foi baseada com foco na disciplina de Matemática, não nos detendo a explicar detalhadamente de que forma as outras áreas do conhecimento podem auxiliar no projeto. Este caderno didático visa construir com os alunos conceitos relativos à função quadrática com o auxílio do software GeoGebra, destacando-se a importância de aulas práticas, onde o aluno é capaz de visualizar a situação gráfica e entender o significado desses conceitos. Para isso, é necessário que nós, professores, estejamos abertos a buscar alternativas de tornar nossas aulas mais atrativas e significativas para os alunos. Estruturamos a proposta de forma que o professor num primeiro momento possa através do Pré-Teste, verificar quais os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema a ser estudado. Em seguida, trouxemos atividades práticas para que auxiliem os alunos na melhoria dos conceitos já incorporados sobre o tema e ainda outros que possam ser então construídos. Abordamos também duas atividades relativas a paisagens observadas no cotidiano que podem ser representadas através de uma função quadrática. Nas imagens, retratadas por meio de fotografias, foram feitas as construções das funções por meio do software GeoGebra. Para avaliar se houve ou não a construção do conhecimento, fica também a sugestão da aplicação do Pós-Teste. Ele tem as mesmas questões do pré-teste, pois, será através delas que você deverá verificar como se deu a construção dos conceitos. Nesta proposta trabalhamos principalmente os conceitos da definição da função quadrática, os coeficientes, concavidade da parábola, relação entre o coeficiente “a” e a concavidade da parábola, intersecção da parábola, vértices, ponto de máximo e ponto de mínimo e esboçar o gráfico da função quadrática. Esperamos professor que esta proposta contribua para o seu trabalho em sala de aula, fazendo com que os conteúdos trabalhados sejam atrativos e significativos aos alunos. Lembramos que as atividades definidas aqui foram aplicadas em sala e deram um bom resultado e também é importante ressaltar que são sugestões, podendo ser alteradas por você de acordo com o perfil de sua turma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2998 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Função quadrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES QUADRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons