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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pukall, Jeane Pitz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Arleide Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Vera Lúcia de Souza e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-07T22:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-07T22:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Projetos criativos ecoformadores na educação básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao navegar por inquietações e motivações implicadas na formação continuada, situar princípios norteadores da prática docente na perspectiva pedagógica desejada e construída colaborativamente, sugerir possibilidades didáticas e sistematizar iniciativas reveladoras, a obra se transforma em uma viagem, cujo anúncio tem como imagem de fundo o sonho de uma professora que transforma e se transforma. Nessa imagem, os itinerários são definidos a partir do redimensionamento profissional de uma professora que, a princípio, se torna professora pesquisadora e, na sequência, professora pesquisadora e formadora, transformando a si e os contextos em que se implica, sempre acompanhada pela sua orientadora de mestrado, que reconhece suas fortalezas e impulsiona sua descoberta. É a partir desse fundo de imagem dimensionado por sonhos e oportunidades que a obra vai ganhando sentido. Para chegar ao primeiro ancoradouro, navega pela realidade da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay (EBMVT), o que nos oportuniza conhecer sua trajetória e de que forma articulou sustentabilidade ao âmbito curricular, condição que mobilizou a comunidade interna e externa e a tornou reconhecida nacionalmente, situando, nesse percurso, as parcerias com a RIEC e sua vinculação à RIEC FURB. Tornando a navegação ainda mais convidativa, o segundo itinerário é impulsionado por ondas epistemológicas, ampliando possibilidades para conhecer os princípios que sustentam as práticas impulsionadas pela RIEC, pela RIEC Brasil e pela RIEC FURB e efetivadas na EBMVT a partir do programa formativo que se revela no decorrer da obra. As ilhas de autoformação, heteroformação, ecoformação, criatividade, transdisciplinaridade etc. vão formando um cenário que se evidencia na medida em que amparam um ensino contextualizado, dinâmico, interativo e propositivo. A viagem prossegue e nos oportuniza, em um terceiro itinerário, o contato com uma perspectiva formativa que em si mesma é um processo transformador. Tendo como base a metodologia dos PCE, também sugerida para dinamizar o trabalho docente em sala de aula, a proposta se diferencia por articular formação e ação. Ao gerar uma dinâmica de autoformação, heteroformação e ecoformação, estimula uma visão sistêmica acerca da realidade local e global, o trabalho colaborativo e uma prática que colabora para alargar o campo de expressão da criatividade, que se mobiliza pela tomada de consciência a partir da análise da realidade e de sua problematização, do estabelecimento de metas, do enfrentamento das adversidade e da realização de ações transformadoras que, ao se polinizarem, transformam a EBMV em uma referência de instituição que articula currículo e realidade, priorizando uma educação a partir da vida e para a vida. Tendo como ponto de chegada o potencial transformador do programa de formação sistematizado no decorrer da obra, um último itinerário nos convida a desfrutar de um momento de polinização, quando vários PCE são apresentados, oferecendo ao leitor a possibilidade de sentipensar o que representou para a equipe EBMVT o programa formativo. São práticas estimuladas no programa de formação-ação, definido pelas autoras como (eco)formação, cujos resultados são perceptíveis nas falas e nas atitudes dos gestores, docentes, estudantes... Cada espaço da EBMVT reflete a vontade de transformar elucidada na apresentação dos PCE deste último itinerário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8167 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ecoformação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos Criativos Ecoformadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Projetos criativos ecoformadores na educação básica.pdf | 8,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570995/2/Projetos criativos ecoformadores na educação básica.pdfDownload |
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