Alfabetização científica e a Gestão de Resíduos Sólidos. Formação docente nos anos iniciais. Compartilhando uma experiência para elaborar Momentos de Formação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Idione da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Arleide Rosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-07T22:30:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-07T22:30:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherAlfabetização Científica e a Gestão de resíduos sólidos - Formação docente nos anos iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570994-
Resumo: dc.description.abstractPensar na prática docente, refletir a ação, ampliar o repertório cultural e trabalhar em conjunto são pilares de uma formação docente, e se, tudo isso está ligado a um tema de relevância ambiental: Gestão de Resíduos Sólidos, quando discutido com os estudantes proporcionará a eles um aprendizado rico e questionador do seu papel enquanto indivíduo alfabetizado cientificamente. Nesse contexto surge esse material que é resultado de uma pesquisa de dissertação realizada no curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- PPGECIM da Universidade Regional de BlumenauFURB. A proposta de pesquisa iniciou com o desejo de auxiliar, de alguma forma, os professores de Ciências atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental no repensar o planejamento e a prática docente a partir da perspectiva da Alfabetização Científica. Deste desejo e leituras sobre o tema surgiu a ideia central da pesquisa de oferecer uma sugestão de plano de formação continuada em ensino de Ciências às professoras pedagogas envolvidas com esses estudantes. Esse material apresentará, à você professor (a) formador (a) um roteiro com sugestões para elaboração dos momentos de formação continuada planejados com a finalidade de compartilhar ideias e práticas com profissionais de diferentes áreas, a fim de ampliar o repertório científico e cultural das professoras. Além disso, ilustramos cada um dos roteiros com a descrição de experiências de formação, a partir do desenvolvimento da pesquisa com um grupo de onze professoras pedagogas atuantes em dezesseis turmas de 1º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental na EEB Frei Godofredo uma escola pública estadual localizada na cidade de Gaspar em 2015. Esperamos que ao compartilhar nossa experiência, possamos contribuir para a elaboração de novas propostas de formação docente continuada voltadas a educação científica nos anos iniciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3361pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Integrada de Resíduospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Título: dc.titleAlfabetização científica e a Gestão de Resíduos Sólidos. Formação docente nos anos iniciais. Compartilhando uma experiência para elaborar Momentos de Formaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
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