Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Idione da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Arleide Rosa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-07T22:30:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-07T22:30:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Alfabetização Científica e a Gestão de resíduos sólidos - Formação docente nos anos iniciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570994 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pensar na prática docente, refletir a ação, ampliar o repertório cultural e trabalhar em conjunto são pilares de uma formação docente, e se, tudo isso está ligado a um tema de relevância ambiental: Gestão de Resíduos Sólidos, quando discutido com os estudantes proporcionará a eles um aprendizado rico e questionador do seu papel enquanto indivíduo alfabetizado cientificamente. Nesse contexto surge esse material que é resultado de uma pesquisa de dissertação realizada no curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- PPGECIM da Universidade Regional de BlumenauFURB. A proposta de pesquisa iniciou com o desejo de auxiliar, de alguma forma, os professores de Ciências atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental no repensar o planejamento e a prática docente a partir da perspectiva da Alfabetização Científica. Deste desejo e leituras sobre o tema surgiu a ideia central da pesquisa de oferecer uma sugestão de plano de formação continuada em ensino de Ciências às professoras pedagogas envolvidas com esses estudantes. Esse material apresentará, à você professor (a) formador (a) um roteiro com sugestões para elaboração dos momentos de formação continuada planejados com a finalidade de compartilhar ideias e práticas com profissionais de diferentes áreas, a fim de ampliar o repertório científico e cultural das professoras. Além disso, ilustramos cada um dos roteiros com a descrição de experiências de formação, a partir do desenvolvimento da pesquisa com um grupo de onze professoras pedagogas atuantes em dezesseis turmas de 1º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental na EEB Frei Godofredo uma escola pública estadual localizada na cidade de Gaspar em 2015. Esperamos que ao compartilhar nossa experiência, possamos contribuir para a elaboração de novas propostas de formação docente continuada voltadas a educação científica nos anos iniciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3361 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Integrada de Resíduos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização científica e a Gestão de Resíduos Sólidos. Formação docente nos anos iniciais. Compartilhando uma experiência para elaborar Momentos de Formação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons