PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Eliane de Fátima Prim-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Arleide Rosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-07T13:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-07T13:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherProjetos criativos ecoformadores - contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do EFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570983-
Resumo: dc.description.abstractUma das questões que me desafiaram ao longo de minha carreira, enquanto professora de educação infantil e alfabetização, foi o empenho em realizar um ensino contextualizado, que mantivesse relação com a vida dos estudantes, buscando propor alternativas metodológicas para superar a fragmentação e descontextualização do ensino. Nesse percurso, os Projetos Criativos Ecoformadores - PCE, criados por Torre e Zwierewicz (2009), apresentaram uma proposta metodológica inovadora, pois possibilitaram a união de elementos de minha prática pedagógica com as reflexões trazidas pelos desafios de trabalho com projetos voltados à alfabetização. A investigação acerca do PCE foi tema da minha dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), realizado na Universidade Regional de Blumenau (FURB), na cidade de Blumenau – SC. O PCE desenvolvido contemplou o tema: “O estudo dos bugios e seu ambiente biodiverso”, em um grupo de 25 estudantes, do 1º ano do Ensino Fundamental. A íntegra da pesquisa consta na dissertação: “Projetos Criativos Ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental”. A perspectiva inovadora desenvolvida por meio do PCE, nas práticas de ensino do processo de alfabetização, inspirou a proposta de criação do produto educacional formulado - a criação do Blog http://mexe-remexeprojetobugio.blogspot.com.br - de forma a que professores e estudantes pudessem acessar aos itinerários e conteúdos desenvolvidos durante a pesquisa. O Blog apresenta o roteiro do PCE, com fotos e relatos das atividades no cotidiano de um grupo em processo de alfabetização, bem como possibilita a obtenção de aportes para organizar um projeto, juntamente com um amplo referencial de pesquisa. Além disso, ainda oportuniza o acesso a filmes, reportagens e links interessantes, que objetivam contribuir para processos de ensino de docentes interessados em alfabetizar por meio de práticas transdisciplinares e ecoformadoras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent226pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjetos criativospt_BR
Título: dc.titlePROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons