Escolas Normais no Brasil no Período Imperial (1835-1889)

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRADO, Douglas Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorROSSET, Michele-
Autor(es): dc.contributor.authorCOLOMBO, Irineu Mário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-07T21:04:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-07T21:04:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.otherESCOLAS NORMAIS NO BRASIL NO PERÍODO IMPERIAL (1835-1889)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570967-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional é um livro paradidático, em formato digital, sobre a História das Escolas Normais no Brasil no Período Imperial, entre os anos de 1835 e 1889, intitulado como “Primeiras Escolas Normais do Brasil no Período Imperial (1835-1889)”. Visa servir como um material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser adotado para consulta, pesquisa ou complemento às atividades do currículo. A construção deste livro ocorreu a partir da investigação histórica, em fontes bibliográficas e documentais, sobre as características das vinte e uma primeiras Escolas Normais implantadas nas Províncias do Brasil no Período Imperial. É fruto de dissertação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Rede Nacional, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo com aulas na instituição associada Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba. O público alvo para a utilização desse material são os alunos e docentes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na Modalidade Normal, ofertado nas redes estaduais de educação. A aplicação do paradidático, para avaliação de sua significância ao processo de ensino e aprendizagem do tema que aborda, foi feita na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação, com estudantes e docente do curso supracitado. Esta avaliação ocorreu por meio de questionários respondidos pelos participantes da pesquisa. A validação final deste produto educacional ocorreu em banca de defesa da dissertação do programa de mestrado, composta por quatro professores doutores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,52 MB (3.698.379 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolas Normais; Formação de professores; História das Instituições Escolares; Brasil; Perído Imperial; ProfEPTpt_BR
Título: dc.titleEscolas Normais no Brasil no Período Imperial (1835-1889)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
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