Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRADO, Douglas Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSSET, Michele | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COLOMBO, Irineu Mário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-07T21:04:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-07T21:04:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL NO PERÍODO IMPERIAL (1835-1889) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570967 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é um livro paradidático, em formato digital, sobre a História das Escolas Normais no Brasil no Período Imperial, entre os anos de 1835 e 1889, intitulado como “Primeiras Escolas Normais do Brasil no Período Imperial (1835-1889)”. Visa servir como um material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser adotado para consulta, pesquisa ou complemento às atividades do currículo. A construção deste livro ocorreu a partir da investigação histórica, em fontes bibliográficas e documentais, sobre as características das vinte e uma primeiras Escolas Normais implantadas nas Províncias do Brasil no Período Imperial. É fruto de dissertação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Rede Nacional, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo com aulas na instituição associada Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba. O público alvo para a utilização desse material são os alunos e docentes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na Modalidade Normal, ofertado nas redes estaduais de educação. A aplicação do paradidático, para avaliação de sua significância ao processo de ensino e aprendizagem do tema que aborda, foi feita na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação, com estudantes e docente do curso supracitado. Esta avaliação ocorreu por meio de questionários respondidos pelos participantes da pesquisa. A validação final deste produto educacional ocorreu em banca de defesa da dissertação do programa de mestrado, composta por quatro professores doutores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,52 MB (3.698.379 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Normais; Formação de professores; História das Instituições Escolares; Brasil; Perído Imperial; ProfEPT | pt_BR |
Título: dc.title | Escolas Normais no Brasil no Período Imperial (1835-1889) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL- LIVRO PARADIDÁTICO.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570967/1/PRODUTO EDUCACIONAL- LIVRO PARADIDÁTICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons