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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paes, Cesar Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tomio, Daniela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-07T13:11:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-07T13:11:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE Cesar Moreira Paes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570942 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Entre as diversas formas de se utilizar as tecnologias para facilitar o acesso e elaboração de conhecimentos, destaca-se o papel que ocupam os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), que proporcionam uma maior interatividade na forma de divulgação de conteúdos e, com isso, possibilitam um novo modo de ensinar e aprender (Tarouco et al., 2014). O uso de objetos digitais de aprendizagem tem sido empregado em vários Museus, ampliando a interatividade dos visitantes. No contexto escolar, ele amplia várias possibilidades de aprendizagem dos estudantes. Em muitos museus podemos encontrar obras de arte, peças e coleções científicas em ambientes preparados para a observação, o estudo e a reflexão, mas em um museu interativo o visitante pode intervir no curso das atividades, fornecendo e recebendo dados de modo recíproco, o que caracteriza a interatividade. Assim, além das possibilidades encontradas em museus convencionais, museus interativos propiciam uma aprendizagem com mais interatividade e autonomia dos estudantes (Rocha Filho et al., 2014) Nesse sentido o Museu da Terra e da Vida (CENPÁLEO), desenvolve atividades de educação ambiental voltadas à preservação da fauna silvestre e atende ao público em geral e as comunidades escolares, tendo grande potencial e perspectiva para se tornar um museu com características interativas a partir de objetos digitais de aprendizagem. Nesta direção os autores apresentam a construção de um ODA para ser utilizado na educação ambiental de forma inovadora, no qual são integrados recursos tecnológicos para se abordar o problema dos atropelamentos de Fauna Silvestre nas estradas brasileiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5531 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Animais silvestres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vida selvagem | pt_BR |
Título: dc.title | DIRIJA COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANIMAL SILVESTRE NA PISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PE Cesar Moreira Paes.pdf | 5,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570942/2/PE Cesar Moreira Paes.pdfDownload |
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