Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, PLINIA DE CARVALHO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZO, VITOR PRATES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-04T14:22:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-04T14:22:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA DIDÁTICO ORIENTAÇÕES PEDGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DE UM TEMA GERADOR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570763 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente guia didático traz orientações pedagógicas para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares no Ensino Médio Integrado a partir de um tema gerador. Trata-se de um produto educacional fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Currículo integrado no Instituto Federal do Piauí: uma proposta de trabalho interdisciplinar”, desenvolvida durante o curso de mestrado do Programa de Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO. A intervenção pedagógica aconteceu no campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí, por meio do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, partindo-se de um tema gerador, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária. Teve-se como finalidade trabalhar, de maneira interligada, os conteúdos da base técnica e os da base comum, buscando a efetiva integração dos conhecimentos propostos pelo currículo do curso. O projeto foi desenvolvido durante o segundo semestre letivo do ano 2019, com a participação voluntária de 10 (dez) professores, parte de um universo de 19 (dezenove) docentes. Apresentando como tema gerador “meio ambiente e desenvolvimento sustentável: um olhar interdisciplinar”, o projeto envolveu diversas disciplinas que relacionaram ao tema conteúdos propostos pelo currículo. Para o desenvolvimento do projeto, os professores se reuniram várias vezes para a escolha do tema gerador e o planejamento das atividades de cada etapa, realizando a abordagem do tema em discussões com os alunos em sala de aula, orientando-os na elaboração de maquetes, dramatizações, elaboração de poesias e de paródias. Os docentes também acompanharam os estudantes nas visitações a diversos locais da cidade de Oeiras-PI, para observarem, filmarem e fotografarem os pontos de degradação e de preservação do meio ambiente. Após essas visitas, foram montados vídeo e mural de fotografias. Este guia didático apresenta, de maneira resumida, as etapas necessárias ao desenvolvimento do projeto interdisciplinar, desde o planejamento coletivo, a escolha do tema gerador, a seleção dos conteúdos, até a culminância. Além disso, constam orientações para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, destacando-se a importância desse tipo de trabalho no âmbito do Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de auxiliar na formação do sujeito em sua totalidade, conforme proposto por essa modalidade de ensino. O guia é direcionado a professores do Ensino Médio Integrado que objetivam conhecer e trabalhar no viés da interdisciplinaridade mediante o desenvolvimento de projetos. Apesar de se relatar sobre um projeto desenvolvido em uma turma de primeiro ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária, pode ser adaptado para outras turmas e cursos, levando em consideração as etapas, o foco no ensino interdisciplinar e o desenvolvimento da aprendizagem de forma crítica e participativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,29 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | guia didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | projeto interdisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tema gerador | pt_BR |
Título: dc.title | ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, A PARTIR DE UM TEMA GERADOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons