Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, Mauro Floriano da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-04T08:48:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-04T08:48:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Sequência Didática para o Ensino de Frações Algébricas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570744 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A justificativa para elaboração da presente dissertação se pauta no interesse desse aluno em desenvolver um trabalho sobre o objeto matemático “frações algébricas” capaz de proporcionar aos alunos do ensino fundamental uma forma mais atraente e motivadora para a construção e sistematização destes conteúdos, valorizando-se o conhecimento prévio e extraescolar do aluno, tornando-o agente ativo no processo de um ensino-aprendizagem consistente, indo na contramão da perspectiva atualmente estabelecida, que ainda se pauta na tríade tradicional conceito-exemplos-exercícios. A questão de pesquisa elaborada foi a seguinte: qual sequência didática estruturada no ensino por atividades seria adequada a favorecer e facilitar o entendimento do aluno do Ensino Fundamental sobre o conceito e operações de frações algébricas? O objetivo foi mensurar o potencial de uma sequência didática, na construção do entendimento do conceito e operações de frações algébricas nos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Marituba-Pará, estruturada sob o prisma das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. A metodologia adotada permite classificar a pesquisa como qualitativa e de campo. Além disso, adota-se metodologia baseada nos princípios da engenharia didática divididas nas seguintes etapas: Análises prévias, Concepção e Análise à priori, Experimentação e Análise à posteriori e Validação. Também se pautou a pesquisa na teoria das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC), elaborando-se atividades de uma sequência didática seguindo os pressupostos da teoria de Cabral (2017). O suporte teórico adotado é formado por autores como Andrini e Vasconcellos (2012), Cabral (2017), Costa (2014), Freitas (2014), dentre outros. A experimentação foi realizada em uma escola de ensino fundamental do município de Marituba, aplicando-se 4 UARCs em uma turma para 37 alunos. Ao final da fase experimental, pode-se afirmar que foi alcançado o objetivo proposto, uma vez que, obteve-se resultados favoráveis a aprendizagem do ensino das frações algébricas, a partir das atividades da sequência didática estruturada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13339 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Frações Algébricas | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação: Uma Sequência Didática para o Ensino de Frações Algébricas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mauro Floriano da Costa Garcia.pdf | 13,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570744/1/Mauro Floriano da Costa Garcia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: