Dissertação: Uma Sequência Didática para o Ensino de Frações Algébricas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGARCIA, Mauro Floriano da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-04T08:48:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-04T08:48:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o Ensino de Frações Algébricaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570744-
Resumo: dc.description.abstractA justificativa para elaboração da presente dissertação se pauta no interesse desse aluno em desenvolver um trabalho sobre o objeto matemático “frações algébricas” capaz de proporcionar aos alunos do ensino fundamental uma forma mais atraente e motivadora para a construção e sistematização destes conteúdos, valorizando-se o conhecimento prévio e extraescolar do aluno, tornando-o agente ativo no processo de um ensino-aprendizagem consistente, indo na contramão da perspectiva atualmente estabelecida, que ainda se pauta na tríade tradicional conceito-exemplos-exercícios. A questão de pesquisa elaborada foi a seguinte: qual sequência didática estruturada no ensino por atividades seria adequada a favorecer e facilitar o entendimento do aluno do Ensino Fundamental sobre o conceito e operações de frações algébricas? O objetivo foi mensurar o potencial de uma sequência didática, na construção do entendimento do conceito e operações de frações algébricas nos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Marituba-Pará, estruturada sob o prisma das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. A metodologia adotada permite classificar a pesquisa como qualitativa e de campo. Além disso, adota-se metodologia baseada nos princípios da engenharia didática divididas nas seguintes etapas: Análises prévias, Concepção e Análise à priori, Experimentação e Análise à posteriori e Validação. Também se pautou a pesquisa na teoria das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC), elaborando-se atividades de uma sequência didática seguindo os pressupostos da teoria de Cabral (2017). O suporte teórico adotado é formado por autores como Andrini e Vasconcellos (2012), Cabral (2017), Costa (2014), Freitas (2014), dentre outros. A experimentação foi realizada em uma escola de ensino fundamental do município de Marituba, aplicando-se 4 UARCs em uma turma para 37 alunos. Ao final da fase experimental, pode-se afirmar que foi alcançado o objetivo proposto, uma vez que, obteve-se resultados favoráveis a aprendizagem do ensino das frações algébricas, a partir das atividades da sequência didática estruturada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13339pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFrações Algébricaspt_BR
Título: dc.titleDissertação: Uma Sequência Didática para o Ensino de Frações Algébricaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais