Produto Educacional: Uma sequência didática para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Akilson Medeiros-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, Natanael Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-03T20:42:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-03T20:42:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino das operações com numeros inteirospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570703-
Resumo: dc.description.abstractO livro apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros, baseada no modelo proposto por Cabral (2017) denominado de Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC). Este modelo está fundamentado nos pressupostos da psicologia histórico-cultural e no conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) de Vygotsky. A análise Microgenética (GÓES, 2000), articulada com a análise do discurso (MORTIMER; SCOTT, 2002) nos proporcionou identificar belíssimos indícios de aprendizagem no desenrolar das interações verbais aluno-professor e aluno aluno mostrando que a sequência didática proposta neste trabalho tem potencial para promover o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros. A fim de facilitar a utilização desta proposta de ensino, este produto educacional foi dividido em apenas dois capítulos: o primeiro se destina a formação puramente técnica do professor, visto que abordamos a construção lógico-formal do conjunto dos números inteiros, pois acreditamos que o docente, além do conhecimento pedagógico necessário para transmissão do conteúdo, deve ter em mente que o conhecimento puramente matemático é de essencial importância para que o professor possa realizar uma transposição didática que torne o processo de ensino e aprendizagem menos penoso ao aprendiz; o segundo capítulo desdobra a sequência didática. É importante frisarmos que para aplicação desta sequência didática, alguns conhecimentos elementares sobre números e operações no campo do conjunto dos números naturais são de fundamental importância aos aprendizes, tais como: reconhecimento dos significados dos números naturais em diferentes contextos, localização na reta numérica e as propriedades das quatro operações aritméticas mais elementares. É importante também ressaltarmos que, como este trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta de ensino apenas para as quatro operações mais elementares com números inteiros, os alunos, também, têm que ter os seguintes conhecimentos prévios: módulo de um número inteiro, números opostos ou simétricos e o conhecimento para comparar números naturais e números inteiros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent827pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAritméticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: Uma sequência didática para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteirospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educativo do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais