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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, Akilson Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, Natanael Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T20:42:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T20:42:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino das operações com numeros inteiros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570703 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros, baseada no modelo proposto por Cabral (2017) denominado de Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC). Este modelo está fundamentado nos pressupostos da psicologia histórico-cultural e no conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) de Vygotsky. A análise Microgenética (GÓES, 2000), articulada com a análise do discurso (MORTIMER; SCOTT, 2002) nos proporcionou identificar belíssimos indícios de aprendizagem no desenrolar das interações verbais aluno-professor e aluno aluno mostrando que a sequência didática proposta neste trabalho tem potencial para promover o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros. A fim de facilitar a utilização desta proposta de ensino, este produto educacional foi dividido em apenas dois capítulos: o primeiro se destina a formação puramente técnica do professor, visto que abordamos a construção lógico-formal do conjunto dos números inteiros, pois acreditamos que o docente, além do conhecimento pedagógico necessário para transmissão do conteúdo, deve ter em mente que o conhecimento puramente matemático é de essencial importância para que o professor possa realizar uma transposição didática que torne o processo de ensino e aprendizagem menos penoso ao aprendiz; o segundo capítulo desdobra a sequência didática. É importante frisarmos que para aplicação desta sequência didática, alguns conhecimentos elementares sobre números e operações no campo do conjunto dos números naturais são de fundamental importância aos aprendizes, tais como: reconhecimento dos significados dos números naturais em diferentes contextos, localização na reta numérica e as propriedades das quatro operações aritméticas mais elementares. É importante também ressaltarmos que, como este trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta de ensino apenas para as quatro operações mais elementares com números inteiros, os alunos, também, têm que ter os seguintes conhecimentos prévios: módulo de um número inteiro, números opostos ou simétricos e o conhecimento para comparar números naturais e números inteiros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 827 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educacional: Uma sequência didática para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educativo do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Pro_Akilson Medeiros Vasconcelos.pdf | 826,44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570703/1/Pro_Akilson Medeiros Vasconcelos.pdfDownload |
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