SUGESTÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlbino, Thais Sena de Lanna-
Autor(es): dc.contributor.authorKistemann Junior, Marco Aurélio-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Evelaine Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-03T18:59:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-03T18:59:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Thais Senapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570663-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é uma sugestão pedagógica para o ensino da Educação Financeira nas escolas. É indicado para o trabalho com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é dar subsídios aos professores para que tenham materiais adicionais para suas aulas e que estes aproveitem as experiências já feitas por outro professor. A pesquisa, intitulada "Educação Financeira e o ensino de Matemática em uma escola Waldorf: currículo, professores e estudantes", que culminou na elaboração desta sugestão pedagógica foi realizada em uma escola associativa do estado de Minas Gerais que adota a Pedagogia Waldorf. Ela foi desenvolvida com estudantes e professora de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo que a escolha dos sujeitos da pesquisa pautou-se primeiramente, no objeto de estudo, mais especificamente, em como acontece o ensino de Matemática, em especial a Educação Financeira, em uma escola Waldorf, e segundo, por ser no 6º ano escolar que Rudolf Steiner, o criador da Pedagogia Waldorf, sugere que deve começar a introduzir a Educação Financeira na vida dos estudantes. Esta sugestão pedagógica contempla a busca do aprender pela vivência prática, valorização da arte e utilização de imagens e histórias com os alunos, bem como a presença da inter e transdisciplinaridade. Os temas abordados poderão ser trabalhados não apenas pelo professor de Matemática, mas em conjunto com o de História, Geografia, etc. Espera-se que este material possa ajudar os professores na preparação e execução de suas aulas. Além disso, que o desenvolvimento das crianças e o crescimento que cada um adquire, à medida que as discussões em torno dos temas propostos vão sendo conduzidas ao longo das aulas, possa influenciar na melhoria da qualidade de vida de cada um. Que eles possam adquirir um olhar crítico sobre as diversas operações comerciais e financeiras existentes, percebendo as vantagens e desvantagens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Waldorf; Ensino de Matemática; Educação Financeira; Sugestão pedagógicapt_BR
Título: dc.titleSUGESTÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTítulo de Mestre em Educação Matemáticapt_BR
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