ATENÇÃO À PESSOA COM DIABETES MELLITUS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: CONVERSAÇÕES EM TORNO DO AUTOCUIDADO E DO CUIDADO DE SI DE MICHEL FOUCAULT – UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.

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Autor(es): dc.contributorFaculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVEIRA, Márcia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-03T18:48:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-03T18:48:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-09-
identificador: dc.identifier.otherFinalMestrado2019_pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570643-
Resumo: dc.description.abstractO diabetes mellitus (DM) é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo, sujeitas a diferentes complicações, incluindo a Síndrome do Pé Diabético (SDP), a qual abrange alterações neurológicas e vasculares predispondo à ocorrência de infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos. Dada tal magnitude em termos clínicos e de saúde pública, torna-se essencial que os profissionais de saúde que atuam nos diferentes níveis de assistência – especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS) – estejam capacitados para o desenvolvimento de ações de cuidado ao DM, com o objetivo de minimizar o desenvolvimento da SPD, com suas graves consequências, dentre as quais a amputação. Para tanto, foi necessário investigar o conceito de cuidado que é bastante polissêmico. Contexto que provavelmente tem justificado a existêmcia de díspares práticas do cuidar. A análise consistiu na apreciação dos resultados obtidos, à luz das concepções de Michel Foucault, dos quais as concepções que mais tem influenciado a prática do cuidado é a sua teoria de cuidado de si. Assim, um dos principais propósitos deste trabalho foi, portanto, analisar criticamente e problematizar tal noção e o conceito de autocuidado para, em um segundo momento, buscar o diálogo entre as duas concepções. Para alcançar os objetivos propostos, surgiu a aposta na construção de um caminho formativo com a finalidade de demonstrar a importância dos processos de educação permanente no cuidado integral aos indivíduos portadores de Diabetes Mellitus (DM) e tornar mais eficaz e efetiva a assistência prestada pelos profissionais das equipes da ESF. Com isso, será possível o acesso destes profissionais a uma capacitação qualificada, incorporada ao processo de construção de competências para o atendimento na ESF, além de trazer a problematização das situações vivenciadas pelas equipes como uma aposta na qualidade da assistência, servindo de ponte para possibilitar adesão do portador de DM ao tratamento, autoconhecimento e autocuidado. Apresentar os conceitos atuais do DM e SPD, enfatizando a esfera da ESF, através da aposta na formação profissional à luz das concepções a cerca do cuidado de si de Michel Foucault, por conseguinte, é o escopo do presente trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent663KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome do Pé Diabéticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmputaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutocuidadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuidado de Sipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia Saúde da Famíliapt_BR
Título: dc.titleATENÇÃO À PESSOA COM DIABETES MELLITUS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: CONVERSAÇÕES EM TORNO DO AUTOCUIDADO E DO CUIDADO DE SI DE MICHEL FOUCAULT – UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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