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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVEIRA, Márcia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T18:48:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T18:48:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | FinalMestrado2019_ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O diabetes mellitus (DM) é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo, sujeitas a diferentes complicações, incluindo a Síndrome do Pé Diabético (SDP), a qual abrange alterações neurológicas e vasculares predispondo à ocorrência de infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos. Dada tal magnitude em termos clínicos e de saúde pública, torna-se essencial que os profissionais de saúde que atuam nos diferentes níveis de assistência – especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS) – estejam capacitados para o desenvolvimento de ações de cuidado ao DM, com o objetivo de minimizar o desenvolvimento da SPD, com suas graves consequências, dentre as quais a amputação. Para tanto, foi necessário investigar o conceito de cuidado que é bastante polissêmico. Contexto que provavelmente tem justificado a existêmcia de díspares práticas do cuidar. A análise consistiu na apreciação dos resultados obtidos, à luz das concepções de Michel Foucault, dos quais as concepções que mais tem influenciado a prática do cuidado é a sua teoria de cuidado de si. Assim, um dos principais propósitos deste trabalho foi, portanto, analisar criticamente e problematizar tal noção e o conceito de autocuidado para, em um segundo momento, buscar o diálogo entre as duas concepções. Para alcançar os objetivos propostos, surgiu a aposta na construção de um caminho formativo com a finalidade de demonstrar a importância dos processos de educação permanente no cuidado integral aos indivíduos portadores de Diabetes Mellitus (DM) e tornar mais eficaz e efetiva a assistência prestada pelos profissionais das equipes da ESF. Com isso, será possível o acesso destes profissionais a uma capacitação qualificada, incorporada ao processo de construção de competências para o atendimento na ESF, além de trazer a problematização das situações vivenciadas pelas equipes como uma aposta na qualidade da assistência, servindo de ponte para possibilitar adesão do portador de DM ao tratamento, autoconhecimento e autocuidado. Apresentar os conceitos atuais do DM e SPD, enfatizando a esfera da ESF, através da aposta na formação profissional à luz das concepções a cerca do cuidado de si de Michel Foucault, por conseguinte, é o escopo do presente trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 663KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes Mellitus | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome do Pé Diabético | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amputação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado de Si | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Saúde da Família | pt_BR |
Título: dc.title | ATENÇÃO À PESSOA COM DIABETES MELLITUS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: CONVERSAÇÕES EM TORNO DO AUTOCUIDADO E DO CUIDADO DE SI DE MICHEL FOUCAULT – UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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FinalMestrado2019_.pdf | 662,28 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570643/2/FinalMestrado2019_.pdfDownload |
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