Aprendendo a investir no mercado de ações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFURBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCleide Jane Gruber Merizio, Viviane Clotilde da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-03T13:54:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-03T13:54:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAprendendo a investir no mercado de açõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570563-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Cleide Jane Gruber Merizio, intulada Análise do Mercado Financeiro e de Capitais com Base na Educação Matemática Crítica, orientada pela Professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencente a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB (http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php). Este produto é um Recurso Didático, direcionado a professores da disciplina Mercado Financeiro e de Capitais do curso superior de Ciências Contábeis, porém adaptando suas atividades ele também pode ser utilizado por outros professores. Aqui são apresentadas sugestões de quatro atividades a serem desenvolvidas com os acadêmicos na perspectiva de uma Educação Matemática Crítica. A primeira é um questionário que busca descobrir quais os conhecimentos prévios dos acadêmicos e quais a suas intencionalidades em relação a Produto Educacional do PPGECIM/FURB 5 disciplina; a segunda, que envolve grande parte da pesquisa, desenvolve um cenário de investigação onde os acadêmicos transformam-se em investidores, analisando o mercado e sua postura diante do mesmo; as atividades 3 e 4 apresentam sugestões de como explorar a matemática envolvida neste processo, buscando levar os acadêmicos a verificar a importância desta ciência no desenvolvimento deles e auxiliando-os a tornarem-se pessoas mais reflexivas tanto sobre os processos quanto sobre os resultados obtidos. Na sequência apresenta-se brevemente alguns recortes do referencial teórico da dissertação que norteia esse produto educacional, apresentando conceitos básicos sobre o Mercado de Capitais e enfatizando a importância de uma Educação Matemática Crítica mesmo em uma disciplina onde esta ciência aparece apenas como fundamento para o seu desenvolvimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReflexãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntencionalidadept_BR
Título: dc.titleAprendendo a investir no mercado de açõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons