Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FURB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tatiana Roedel, Viviane Clotilde da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T13:33:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T13:33:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | A contação de histórias no ensino de geometria no 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação de Mestrado, intulada “A Contação de Histórias no Ensino de Geometria no 5º Ano do Ensino Fundamental”, que teve como objetivo verificar quais as contribuições para a aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de se explorar Geometria por meio de contação de histórias e foi orientada pela professora doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencente a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB (http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php). Trata-se do Caderno do Professor com uma Proposta de Ensino de Geometria, por meio da exploração de histórias. Nele você encontra um breve texto, recorte do referencial teórico da dissertação que norteia esse produto educacional, enfatizando a Contação de Histórias, a Leitura e a Escrita no Ensino da Matemática e o Ensino e Aprendizagem de Geometria nos Anos Iniciais. Na sequência, seis atividades desenvolvidas para o 5º Ano do Ensino Fundamental, que podem ser adaptadas e utilizadas em qualquer um dos Anos Iniciais e até mesmo na Educação Infantil. Espera-se com essa leitura mostrar que atividades envolvendo contação de histórias, leitura e escrita no ensino da Geometria, contribuem com a autonomia dos alunos, levando-os a reconhecer as representações geométricas no seu dia a dia e auxiliar na sua aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,37MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | A contação de histórias no ensino de geometria no 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons