Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Josiana Tavares Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T03:59:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T03:59:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO FINAL- PDF - 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570527 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando que o ensino superior precisa de novas estratégias de ensino para fomentar uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes, esta pesquisa objetiva analisar as opiniões dos professor es do curso de Farmácia da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), situada no município de Ponte Nova Minas Gerais, acerca do uso de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, estabelece se a hipótese de que as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para um ensino mais efetivo, além de favorecer a formação de sujeitos autônomos e capazes de interpretar e transformar o seu meio. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa e de nature za descritiva, envolvendo pesquisa bibliográfica, feita em artigos, dissertações e teses, utilizando os descritores Metodologias Ativas, Estratégias de Ensino, Processo Ensino Aprendizagem e Docência Universitária; pesquisa documental acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Farmácia e do Projeto Pedagógico de Curso Farmácia/FADIP; de campo com uso d e questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado aos professores do Curso de Farmácia da FADIP, mediante consen timento por assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os dados referentes às opiniões de 18 (dezoito) professores foram tabulados, organizados e analisados, considerando as categorias emergentes e relativas aos temas de docência universitária , processo de ensino aprendizagem, estratégias de ensino e metodologias ativas Como resultado sobre perfil dos professores, em sua maioria são do sexo feminino, de 31 à 40 anos, mestres, de 11 à 15 anos de experiência na docência superior, participaram d e 1 à 3 cursos de formação continuada. Em relação às percepções dos professores em relação à metod ologia ativa, a maioria já ouviu falar, sendo que ouviram que as metodologias oportunizam os alunos a construção do seu próprio conhecimento . Consideram as me todologias ativas muito importantes para o processo de ensino aprendizagem, pois estimula a busca do discente pelo próprio conhecimento. Em relação à utilização das metodologias ativas, a maioria afirma utiliza r e a estratégia de ensino mais utilizada pelo s docentes foi a aula expositiva dialogada. A maioria dos professores afirmaram que alcançam resultados satisfatórios, se mantêm motivados e que as metodologias ativas contribuem para o processo de ensino aprendizagem. A maioria afirmou que possuem dificu ldades na aplicação das metodologias ativas devido à falta de domínio da utilização correta e para que possam utilizar me todologia ativa é necessário capacitação. Quando questionados sobre utilizar as estratégias em todas as disciplinas, a maioria afirmou ser possível, mas afirmaram não ser possível em todas as aulas Espera se que o referido estudo tenha potencial para contribuir com a prática pedagógica dos professores, ao apresentar o levantamento de diferentes estratégias que podem ser englobadas no leq ue das metodologias ativas, primando pela criatividade docente e indicando estratégias facilitadoras do aprendizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5096kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência Universitária | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM PELOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM FARMÁCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL- PDF - 2019.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570527/2/DISSERTAÇÃO FINAL- PDF - 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons