Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-IFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FOLETTO, Rosieli Geraldina Merotto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBINO, Maria das Graças Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, Giovani Zanetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T02:35:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T02:35:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_EDUCIMAT_ROSIELI GERALDINA MEROTTO FOLETTO_2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book foi produzido a partir das discussões realizadas durante dissertação do curso de mestrado do Programa de Pós--graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), intitulada: Escola Sustentável: um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de Aracruz (ES), à luz da Educação Ambiental Crítica. A pesquisa em questão teve por objetivo geral investigar os principais impactos do desenvolvimento do projeto Sustentabilidade realizado no CMEI “Tia Anastácia”, Aracruz-ES. Um dos objetivos específicos elencados pela pesquisa foi a construção de um produto educacional, materializado a partir de uma proposta teóricometodológica, que nasceu do desenrolar da pesquisa, por meio das reflexões durante um curso de formação. A formação teve como proposta, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva Crítica na Educação Ambiental em diálogo com a Pedagogia Histórico-Crítica, problematizar conteúdos e práticas referentes à Educação Ambiental no contexto da Gestão Democrática, visando à elaboração de propostas de intervenção no território vivido. Após a formação, foi possível constatar que o Conselho escolar pode se constituir em um espaço de reflexão, apropriação/ produção de conhecimento contra hegemônico e de mobilização, considerando a relação entre escola e comunidade local. Desse modo, ratifica-se ser esta uma possibilidade para o estreitamento entre escola e a comunidade local na linha de consolidação de políticas voltadas para a Educação Ambiental, em diálogo com o fortalecimento da gestão democrática na educação pública. Desta forma ao elaborar este material, o nosso objetivo é deixar uma contribuição teórico-metodológica para que os membros da comunidade escolar e local possam refletir sobre processos formativos nesse importante espaço de participação social na educação, tendo a educação ambiental crítica como eixo de articulação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade. Educação Ambiental Crítica. Programa Escolas Sustentáveis | pt_BR |
Título: dc.title | ESCOLA SUSTENTÁVEL: DESAFIOS NA RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-MECM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: