ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS: UM GUIA METODOLÓGICO PARA DOCENTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFURBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTaise Lunelli, Daniela Tomio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-02T21:03:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-02T21:03:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS: UM GUIA METODOLÓGICO PARA DOCENTESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570464-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Taise Lunelli, intulada “E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um Clube de Ciências? Contribuições para educação científica de crianças”, orientada por Drª. Daniela Tomio, pertencente à linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática”, do Programa Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB”1 A ideia de Orientações para desenvolvimento de um Clube de ciências com crianças dos anos iniciais: um guia metodológico para docentes originou-se de uma pesquisa em que buscamos articular compreensões sobre o Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais a partir do desenvolvimento de um Clube de Ciências em um contexto de educação formal, e os pressupostos da Pedagogia Freinet, tendo como objeto de análise as contribuições desse contexto para educação científica de crianças em uma escola pública. Compreendemos que transformar as aulas de ciências em uma organização de Clube de Ciências pode favorecer características desse contexto de educação científica que tem como foco o trabalho coletivo, a comunicação e a cooperação para investigação e o aprendizado de conceitos, habilidades e atitudes de um coletivo de estudantes e de seu/sua professor/a. Essas características podem ser ampliadas no contexto da educação formal, especialmente nos anos iniciais, com um tempo específico para educação científica. 1 http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php. Produtos Educacional do PPGECIM/FURB 7 Do percurso dessa investigação-ação compartilhamos uma síntese dos fundamentos teóricos pelos quais sistematizamos referentes para o planejamento/desenvolvimento/avaliação de um Clube de Ciências com crianças dos anos iniciais, no período regular da escola, considerando o currículo formal de Ciências da Natureza. Também são apresentadas as etapas sugeridas para a transformação do tempo e espaço de aprender ciências com orientações de como organizar um Clube de Ciências. Para cada roteiro de ação socializamos sugestões de trabalhos, com base nas experiências vividas na pesquisa com o Clube de Ciências Cecília Ax, formado por um coletivo de estudantes do 4º ano e sua professora regente, de uma escola pública da cidade de Presidente Getúlio-SC. Esperamos com esse “guia” contribuir com profissionais da educação para inspirar transformações das aulas de ciências, com novas organizações do espaço do tempo de aprender Ciências na escola. E vislumbrar a possibilidade de Clubes de Ciências como um contexto de educação cientifica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,05MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClubes de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Freinetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidadept_BR
Título: dc.titleORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS: UM GUIA METODOLÓGICO PARA DOCENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons