MATEMÁTICAS E ARQUITETURA GUARANI TAMBEOPÉ: SABERES DIALOGADOS NA ESCOLA NÃO INDÍGENA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, Ana Paula Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD. Ligia Arantes-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Claudia ALessandra Costa de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-02T02:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-02T02:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-25-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL EDUCIMAT 2019_EM_ANA PAULA AZEVEDO MOURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570343-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia é um material de apoio pedagógico ao Kit Didático construído como produto educacional da pesquisa de mes¬trado intitulada Saberes Guarani Tambeopé em aulas de Mate¬mática da Educação Básica: um olhar etnomatemático às suas mba’eitxa oo djadjapo, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Es-pírito Santo (Ifes). Tem como objetivo contribuir com os estudos vol¬tados à efetivação da Lei nº 11.645/08 e superação dessa realidade de evidente marginalização dos povos indígenas, especialmente a par¬tir de uma investigação acerca da arquitetura guarani tambeopé e das possibilidades e estratégias mais adequadas para a sua incorpo¬ração em aulas de Matemática da Educação Básica. Construímos o Kit Didático com materiais da cultura guara-ni tambeopé, remetendo a elementos tradicionais e matemáticos, a partir de uma ação educativa em uma escola-campo não indíge-na e sua aprovação em uma escola indígena. O Kit Didático, acompanhado deste caderno com sugestões de experimentos e práticas de intervenção, busca motivar e desafiar professores e educandos no desenvolvimento de aulas práticas que busquem a (re)significação e o (re)conhecimento dos povos indíge¬nas, servindo de suporte para instigarem a criatividade e a criticida¬de. Vale ressaltar que o Kit Didático não tem por objetivo utilizar os aspectos histórico-culturais indígenas como pretexto para o estudo da ‘nossa’ Matemática escolar e nem é uma tentativa de descobrir e identificar a ‘nossa’ Matemática oculta nesses aspectos. Pois, a par¬tir do momento em que se deixa de olhar o conhecimento do outro sem as lentes da matemática, ele é genuinamente valorizado em sua acepção ontológica. Daí a importância de uma inserção de conheci¬mentos de diferentes povos nos currículos de matemática, não por uma simples e equivocada releitura e/ou adequação deles aos co¬nhecimentos matemáticos (de ‘nossa’ escola) ou vice-versa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent59,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPovo Guarani Tampeopé. Mba’eitxa oo Djadjapo (Técnicas de Construções). Programa Etnomatemática. Educação Básica. (Re)significaçãopt_BR
Título: dc.titleMATEMÁTICAS E ARQUITETURA GUARANI TAMBEOPÉ: SABERES DIALOGADOS NA ESCOLA NÃO INDÍGENApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-MECMpt_BR
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