Dissertação: Uma sequência didática para o ensino do cone

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Wedson Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-01T18:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-01T18:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino do conept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570165-
Resumo: dc.description.abstractImportantes estudos revelam de forma crítica a ausência e o abandono do ensino da geometria, Lorenzato (1995) e Pavanello (1993) apresentam os diversos fatores que colocam a geometria distante do ambiente escolar. Nesse contexto de abandono, este trabalho representa, de forma ampla, uma contribuição ao estudo e ensino da geometria ao colocar em discussão a importância do ensino desse conhecimento para formação do educando. De forma pontual, este estudo propôs avaliar as potencialidades de uma sequência didática, estruturada segundo as UARC’s produzida por Cabral (2017), desenvolvida para o ensino do cone a alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado do Pará. A escolha que fizemos pela teoria das situações didáticas revela o ambiente de aprendizagem concebido por este trabalho e justifica as eleições da análise microgenética e análise do discurso como metodologias de análises dos dados produzidos na aplicação da sequência didática. Também compreende este trabalho uma revisão de estudo que nos permitiu conhecer significativas pesquisas que abordam experiências e trazem diagnósticos do ensino da geometria, bem como análise de livros didáticos, um estudo diagnóstico do ensino e aprendizagem do cone que abordou 100 alunos e 25 professores da rede pública. Além disso, o estudo apresenta a construção, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados das análises das interações discursivas evidenciaram um ambiente de aprendizagem permeado de situações didáticas significativas para o aluno, interações comunicativas que revelaram significativos indícios de aprendizagem. Por fim, as análises reafirmam que a sequência didática é potencialmente favorável à aprendizagem do cone.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3159pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConept_BR
Título: dc.titleDissertação: Uma sequência didática para o ensino do conept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais