Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Wedson Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-01T18:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-01T18:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino do cone | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Importantes estudos revelam de forma crítica a ausência e o abandono do ensino da geometria, Lorenzato (1995) e Pavanello (1993) apresentam os diversos fatores que colocam a geometria distante do ambiente escolar. Nesse contexto de abandono, este trabalho representa, de forma ampla, uma contribuição ao estudo e ensino da geometria ao colocar em discussão a importância do ensino desse conhecimento para formação do educando. De forma pontual, este estudo propôs avaliar as potencialidades de uma sequência didática, estruturada segundo as UARC’s produzida por Cabral (2017), desenvolvida para o ensino do cone a alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado do Pará. A escolha que fizemos pela teoria das situações didáticas revela o ambiente de aprendizagem concebido por este trabalho e justifica as eleições da análise microgenética e análise do discurso como metodologias de análises dos dados produzidos na aplicação da sequência didática. Também compreende este trabalho uma revisão de estudo que nos permitiu conhecer significativas pesquisas que abordam experiências e trazem diagnósticos do ensino da geometria, bem como análise de livros didáticos, um estudo diagnóstico do ensino e aprendizagem do cone que abordou 100 alunos e 25 professores da rede pública. Além disso, o estudo apresenta a construção, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados das análises das interações discursivas evidenciaram um ambiente de aprendizagem permeado de situações didáticas significativas para o aluno, interações comunicativas que revelaram significativos indícios de aprendizagem. Por fim, as análises reafirmam que a sequência didática é potencialmente favorável à aprendizagem do cone. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3159 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cone | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação: Uma sequência didática para o ensino do cone | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wedson Nascimento Pereira.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570165/1/Wedson Nascimento Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: