Dissertação: O ensino de divisibilidade de números naturais por atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Sandro Benício Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-31T18:56:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-31T18:56:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Divisibilidade de Números naturais por Atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570109-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda o ensino de divisibilidade de números naturais por atividades, posto que se constitui em uma temática atual em nível curricular. O problema de pesquisa que investiga foi que efeitos, a aplicação de uma sequência didática, diferente da tradicional, para o ensino de divisibilidade de números naturais em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São João de Pirabas provoca sobre a atuação em aulas de Matemática e no desempenho na resolução de questões sobre divisibilidade de números naturais? E teve como objetivo geral avaliar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de divisibilidade de números naturais por meio de atividades sobre os aspectos conceituais, propriedades e desempenho na resolução de questões referentes ao assunto. Em termos metodológicos, a pesquisa realizada ocorreu via experimentação em uma escola pública do município citado, com 13 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde adotou-se como metodologia a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu através da verificação do registro das observações e conclusões dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, além da análise do desempenho na resolução de questões. Entre os principais resultados obtidos estão: bom comportamento dos estudantes, no que diz respeito as observações e conclusões que apresentaram para cada atividade, onde mostrarem-se capazes de resolver questões relativas ao assunto. A conclusão foi que a sequência didática utilizada com os estudantes impactou positivamente na aprendizagem dos mesmos, o que mostra que pode ser adotada pelos professores, no processo de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent29699pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de divisibilidade.pt_BR
Título: dc.titleDissertação: O ensino de divisibilidade de números naturais por atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais