Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, Sandro Benício Goulart | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-31T18:56:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-31T18:56:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Divisibilidade de Números naturais por Atividades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570109 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda o ensino de divisibilidade de números naturais por atividades, posto que se constitui em uma temática atual em nível curricular. O problema de pesquisa que investiga foi que efeitos, a aplicação de uma sequência didática, diferente da tradicional, para o ensino de divisibilidade de números naturais em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São João de Pirabas provoca sobre a atuação em aulas de Matemática e no desempenho na resolução de questões sobre divisibilidade de números naturais? E teve como objetivo geral avaliar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de divisibilidade de números naturais por meio de atividades sobre os aspectos conceituais, propriedades e desempenho na resolução de questões referentes ao assunto. Em termos metodológicos, a pesquisa realizada ocorreu via experimentação em uma escola pública do município citado, com 13 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde adotou-se como metodologia a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu através da verificação do registro das observações e conclusões dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, além da análise do desempenho na resolução de questões. Entre os principais resultados obtidos estão: bom comportamento dos estudantes, no que diz respeito as observações e conclusões que apresentaram para cada atividade, onde mostrarem-se capazes de resolver questões relativas ao assunto. A conclusão foi que a sequência didática utilizada com os estudantes impactou positivamente na aprendizagem dos mesmos, o que mostra que pode ser adotada pelos professores, no processo de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 29699 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de divisibilidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação: O ensino de divisibilidade de números naturais por atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sandro Benício Goulart Castro.pdf | 29,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570109/1/Sandro Benício Goulart Castro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: