Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Airton da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-31T18:32:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-31T18:32:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de expressões algébricas por maio de atividade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570108 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo mostra os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de expressões algébricas, diferente das práticas usuais, orientada pela seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições que uma sequência didática, desenvolvida nos padrões do Ensino por Atividades, pode trazer para reduzir as dificuldades no processo de Ensino/ Aprendizagem de Expressões Algébricas? Como metodologia foi utilizada a Engenharia Didática que se divide nas seguintes etapas: Análises prévias; Concepção e Analise a priori; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Primeiramente identificamos algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem de expressões algébricas através de uma revisão de estudos, da opinião de 90 alunos egressos do 8º ano do ensino fundamental e de 35 professores de Matemática da Educação Básica. A identificação das dificuldades e a utilização dos pressupostos da Teoria das Situações Didática nos permitiram o desenvolvimento de um conjunto de atividades que compõem a sequência didática proposta. A experimentação foi realizada, com 30 alunos do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Barcarena – PA. Para obter os resultados, além da análise do desempenho na resolução das 10 questões do teste final, foi realizada a análise microgenética dos diálogos coletados entre professor e alunos. Os resultados demonstram que a sequência didática executada foi eficaz em relação aos alunos ao estimular a percepção dos padrões envolvidos na reconstrução dos objetos a partir da identificação de regularidades e do estabelecimento de generalizações, em relação ao professor ao promover um cenário didático de múltiplas intervenções que, baseado nas percepções dos alunos, formaliza objetos matemáticos sistematizando resultados e em relação ao saber ao permitir uma abordagem didática na reconstrução do objeto em estudo a partir de seu significado, procedimentos operacionais e mobilização de saberes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6048 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Expressões Algébricas | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Airton da Silva Costa.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570108/1/Airton da Silva Costa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: