Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Airton da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-31T18:32:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-31T18:32:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de expressões algébricas por maio de atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570108-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo mostra os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de expressões algébricas, diferente das práticas usuais, orientada pela seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições que uma sequência didática, desenvolvida nos padrões do Ensino por Atividades, pode trazer para reduzir as dificuldades no processo de Ensino/ Aprendizagem de Expressões Algébricas? Como metodologia foi utilizada a Engenharia Didática que se divide nas seguintes etapas: Análises prévias; Concepção e Analise a priori; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Primeiramente identificamos algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem de expressões algébricas através de uma revisão de estudos, da opinião de 90 alunos egressos do 8º ano do ensino fundamental e de 35 professores de Matemática da Educação Básica. A identificação das dificuldades e a utilização dos pressupostos da Teoria das Situações Didática nos permitiram o desenvolvimento de um conjunto de atividades que compõem a sequência didática proposta. A experimentação foi realizada, com 30 alunos do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Barcarena – PA. Para obter os resultados, além da análise do desempenho na resolução das 10 questões do teste final, foi realizada a análise microgenética dos diálogos coletados entre professor e alunos. Os resultados demonstram que a sequência didática executada foi eficaz em relação aos alunos ao estimular a percepção dos padrões envolvidos na reconstrução dos objetos a partir da identificação de regularidades e do estabelecimento de generalizações, em relação ao professor ao promover um cenário didático de múltiplas intervenções que, baseado nas percepções dos alunos, formaliza objetos matemáticos sistematizando resultados e em relação ao saber ao permitir uma abordagem didática na reconstrução do objeto em estudo a partir de seu significado, procedimentos operacionais e mobilização de saberes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6048pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExpressões Algébricaspt_BR
Título: dc.titleDissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais