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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Fernanda de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-31T04:09:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-31T04:09:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Fernanda de Sousa Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570084 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por finalidade observar como os alunos do 1º ano do Ensino Médio desenvolvem habilidades a partir de uma sequência didática com o uso e construção de aplicativos para smartphones, quando estudam Função Quadrática. Para alcançar tal finalidade, optamos pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, concepção e análise a priori, apresentando a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel. A segunda etapa da pesquisa é composta pelos aspectos históricos e matemáticos das Funções Quadráticas. A terceira e quarta etapas da pesquisa, trazem a metodologia, experimento e análise, realizadas no Instituto Federal do Maranhão- Campus São João dos Patos com 10 alunos do 1º ano do ensino médio. Para a validação, fizemos uso as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Os resultados da comparação apontam para instrumentação e instrumentalização da plataforma App Inventor 2 e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo o conteúdo proposto. Além disso, o processo de desenvolvimento das atividades, nos mostraram que os estudantes aprenderam estruturar algebricamente as relações matemáticas existentes nas atividades e após criarem os aplicativos se mostraram motivados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,82 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Função Quadrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura Plena em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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TCC Fernanda de Sousa Lima.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570084/2/TCC Fernanda de Sousa Lima.pdfDownload |
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