CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Fernanda de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-31T04:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-31T04:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-31-
identificador: dc.identifier.otherTCC Fernanda de Sousa Limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570084-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por finalidade observar como os alunos do 1º ano do Ensino Médio desenvolvem habilidades a partir de uma sequência didática com o uso e construção de aplicativos para smartphones, quando estudam Função Quadrática. Para alcançar tal finalidade, optamos pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, concepção e análise a priori, apresentando a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel. A segunda etapa da pesquisa é composta pelos aspectos históricos e matemáticos das Funções Quadráticas. A terceira e quarta etapas da pesquisa, trazem a metodologia, experimento e análise, realizadas no Instituto Federal do Maranhão- Campus São João dos Patos com 10 alunos do 1º ano do ensino médio. Para a validação, fizemos uso as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Os resultados da comparação apontam para instrumentação e instrumentalização da plataforma App Inventor 2 e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo o conteúdo proposto. Além disso, o processo de desenvolvimento das atividades, nos mostraram que os estudantes aprenderam estruturar algebricamente as relações matemáticas existentes nas atividades e após criarem os aplicativos se mostraram motivados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,82 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFunção Quadráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura Plena em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons