RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROGRESSÃO ARITMÉTICA, COM CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS NA PLATAFORMA DO APP INVENTOR 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Daiane Moura dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-31T03:59:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-31T03:59:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-31-
identificador: dc.identifier.otherTCC Daiane Moura dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570083-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade, apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar os processos de desenvolvimento da Gênese Instrumental na construção de aplicativos para smartphones, com a Plataforma App Inventor 2 e suas contribuições para o aprendizado de Progressão Aritmética a partir da Resolução de Problemas. Para alcançar tal fim, priorizamos pela utilização da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Na primeira das etapas foram realizadas as análises prévias, compostas pelos aspectos históricos, curriculares e matemáticos acerca da Progressão Aritmética; e sua relação com a utilização de tecnologias. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel, Sequência Didática na perspectiva de Zabala, Resolução de Problemas nas concepções de Sá, Dante e Polya; e algumas considerações sobre Tecnologias no ensino de Matemática. A terceira e quarta etapa da pesquisa, experimento e análise, foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA com dez discentes do primeiro ano do ensino médio. Para a validação, utilizou-se as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual deu-se tratamento qualitativo de caráter descritivo. Os resultados da comparação apontam para Instrumentação e Instrumentalização da plataforma App Inventor 2 dos aplicativos construídos. Quanto ao processo da Resolução de Problemas como metodologia de ensino obtivemos e realizados positivos, o que ocasionou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo Progressão Aritmética. Além disso, no decorrer do desenvolvimento das atividades, revelou-se que os estudantes aprenderam estruturar algebricamente as relações entre elementos da Progressão Aritmética de maneira colaborativa e motivadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgressão Aritméticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Título: dc.titleRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROGRESSÃO ARITMÉTICA, COM CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS NA PLATAFORMA DO APP INVENTOR 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura Plena em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons