Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Daiane Moura dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-31T03:59:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-31T03:59:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Daiane Moura dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade, apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar os processos de desenvolvimento da Gênese Instrumental na construção de aplicativos para smartphones, com a Plataforma App Inventor 2 e suas contribuições para o aprendizado de Progressão Aritmética a partir da Resolução de Problemas. Para alcançar tal fim, priorizamos pela utilização da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Na primeira das etapas foram realizadas as análises prévias, compostas pelos aspectos históricos, curriculares e matemáticos acerca da Progressão Aritmética; e sua relação com a utilização de tecnologias. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel, Sequência Didática na perspectiva de Zabala, Resolução de Problemas nas concepções de Sá, Dante e Polya; e algumas considerações sobre Tecnologias no ensino de Matemática. A terceira e quarta etapa da pesquisa, experimento e análise, foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA com dez discentes do primeiro ano do ensino médio. Para a validação, utilizou-se as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual deu-se tratamento qualitativo de caráter descritivo. Os resultados da comparação apontam para Instrumentação e Instrumentalização da plataforma App Inventor 2 dos aplicativos construídos. Quanto ao processo da Resolução de Problemas como metodologia de ensino obtivemos e realizados positivos, o que ocasionou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo Progressão Aritmética. Além disso, no decorrer do desenvolvimento das atividades, revelou-se que os estudantes aprenderam estruturar algebricamente as relações entre elementos da Progressão Aritmética de maneira colaborativa e motivadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,6 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão Aritmética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
Título: dc.title | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROGRESSÃO ARITMÉTICA, COM CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS NA PLATAFORMA DO APP INVENTOR 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura Plena em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Daine Moura dos Santos.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570083/2/TCC Daine Moura dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons