Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Merizio, Cleide Jane Gruber | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Viviane Clotilde da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-29T22:57:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-29T22:57:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aprendendo a Investir no Mercado de Ações | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570025 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação de Cleide Jane Gruber Merizio, intitulada Análise do Mercado Financeiro e de Capitais com Base na Educação Matemática Crítica, orientada pela Professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencente a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB (http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php).Este produto é um Recurso Didático, direcionado a professores da disciplina Mercado Financeiro e de Capitais do curso superior de Ciências Contábeis, porém adaptando suas atividades ele também pode ser utilizado por outros professores. Aqui são apresentadas sugestões de quatro atividades a serem desenvolvidas com os acadêmicos na perspectiva de uma Educação Matemática Crítica. A primeira é um questionário que busca descobrir quais os conhecimentos prévios dos acadêmicos e quais a suas intencionalidades em relação a disciplina; a segunda, que envolve grande parte da pesquisa, desenvolve um cenário de investigação onde os acadêmicos transformam-se em investidores, analisando o mercado e sua postura diante do mesmo; as atividades 3 e 4 apresentam sugestões de como explorar a matemática envolvida neste processo, buscando levar os acadêmicos a verificar a importância desta ciência no desenvolvimento deles e auxiliando-os a tornarem-se pessoas mais reflexivas tanto sobre os processos quanto sobre os resultados obtidos. Apresenta-se também brevemente alguns recortes do referencial teórico da dissertação que norteia esse produto educacional, apresentando conceitos básicos sobre o Mercado de Capitais e enfatizando a importância de uma Educação Matemática Crítica mesmo em uma disciplina onde esta ciência aparece apenas como fundamento para o seu desenvolvimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Pdf | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Crítica; Investimento; Reflexão; Intencionalidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendendo a Investir no Mercado de Ações | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aprendendo a Investir no Mercado de Ações.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570025/2/Aprendendo a Investir no Mercado de Ações.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons