Jogo Educativo Educação X

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal da Bahia - IFBA-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ivan Carlos Reis de-
Autor(es): dc.contributor.authorRios, Jocelma Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Filipe Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-29T20:39:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-29T20:39:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.filipemoura.com.br/educacaox/-
identificador: dc.identifier.otherJogo Educativo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570004-
Resumo: dc.description.abstractA proposta educativa do jogo Educação X é que o(a) estudante possa ter um contato, ainda que preliminar, com a discussão sobre a dualidade educacional, e se sentir parte do processo socioeducativo em disputa, para inverter essa realidade incoerente. Ao compreender a dinâmica do jogo, em sua sequência lógica e objetivo final, supõe-se que o(a) jogador(a) entenda que é necessário empreender uma aquisição de certos conhecimentos básicos para superar uma realidade posta na educação, que é a formação fragmentada e unilateral, da formação intelectual para uma camada mais privilegiada da sociedade, e uma formação manual para a camada da classe trabalhadora. Desse modo, o fundamento principal do jogo é possibilitar a compreensão do que seja a educação omnilateral, pautada nos conhecimentos e práticas do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.EDUCAÇÃO X consiste em um jogo educacional, com elementos do gênero de Aventura, no formato plataforma de rolagem em 2D. O jogo tem início em uma escola, onde o(a) jogador(a) recebe a missão de um(a) professor(a) que o encarrega de resolver o “X” da educação, ou seja, descobrir quais as condições necessárias para se constituir um formato de educação omnilateral e integral. O grande desafio do(a) jogador(a) é desfazer a dualidade da educação, encontrando e unindo as quatro dimensões – Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura – que a tornam integral, alcançando a condição da omnilateralidade. Ao receber a missão na escola, o(a) jogador(a) terá que percorrer os quatro ambientes que representam, respectivamente, as quatro dimensões da formação omnilateral para coletar os diamantes que representam os elementos do quadrífido em suas respectivas cores: na Fábrica (referente ao Trabalho – verde), na Biblioteca (referente à Ciência – azul claro), no Laboratório (referente à Tecnologia – amarelo) e no Museu (referente à Cultura – rosa). Ao coletar os diamantes, o(a) jogador(a) os anexará a um escudo com quatro orifícios, tornando-se, assim, um indivíduo omnilateral. Vence-se o jogo ao conquistar o diploma da omnilateralidade.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeHTML5-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-Ciência.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-Cultura.-
Palavras-chave: dc.subjectOmnilateralidade.-
Palavras-chave: dc.subjectJogo Educativo.-
Título: dc.titleJogo Educativo Educação X-
Tipo de arquivo: dc.typejogo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-
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