Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal da Bahia - IFBA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ivan Carlos Reis de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rios, Jocelma Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Filipe Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-29T20:39:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-29T20:39:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.filipemoura.com.br/educacaox/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo Educativo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570004 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta educativa do jogo Educação X é que o(a) estudante possa ter um contato, ainda que preliminar, com a discussão sobre a dualidade educacional, e se sentir parte do processo socioeducativo em disputa, para inverter essa realidade incoerente. Ao compreender a dinâmica do jogo, em sua sequência lógica e objetivo final, supõe-se que o(a) jogador(a) entenda que é necessário empreender uma aquisição de certos conhecimentos básicos para superar uma realidade posta na educação, que é a formação fragmentada e unilateral, da formação intelectual para uma camada mais privilegiada da sociedade, e uma formação manual para a camada da classe trabalhadora. Desse modo, o fundamento principal do jogo é possibilitar a compreensão do que seja a educação omnilateral, pautada nos conhecimentos e práticas do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.EDUCAÇÃO X consiste em um jogo educacional, com elementos do gênero de Aventura, no formato plataforma de rolagem em 2D. O jogo tem início em uma escola, onde o(a) jogador(a) recebe a missão de um(a) professor(a) que o encarrega de resolver o “X” da educação, ou seja, descobrir quais as condições necessárias para se constituir um formato de educação omnilateral e integral. O grande desafio do(a) jogador(a) é desfazer a dualidade da educação, encontrando e unindo as quatro dimensões – Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura – que a tornam integral, alcançando a condição da omnilateralidade. Ao receber a missão na escola, o(a) jogador(a) terá que percorrer os quatro ambientes que representam, respectivamente, as quatro dimensões da formação omnilateral para coletar os diamantes que representam os elementos do quadrífido em suas respectivas cores: na Fábrica (referente ao Trabalho – verde), na Biblioteca (referente à Ciência – azul claro), no Laboratório (referente à Tecnologia – amarelo) e no Museu (referente à Cultura – rosa). Ao coletar os diamantes, o(a) jogador(a) os anexará a um escudo com quatro orifícios, tornando-se, assim, um indivíduo omnilateral. Vence-se o jogo ao conquistar o diploma da omnilateralidade. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | HTML5 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho-Ciência. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia-Cultura. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Omnilateralidade. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo Educativo. | - |
Título: dc.title | Jogo Educativo Educação X | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | - |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO JOGO EDUCATIVO EDUCAÇÃO X - IVAN CARLOS .pdf | DISSERTAÇÃO SOBRE APLICAÇÃO DO JOGO | 4,19 MB | /bitstream/capes/570004/2/VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO JOGO EDUCATIVO EDUCAÇÃO X - IVAN CARLOS .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons