Vade Mecum educacional: atividade fim ensino nos Institutos Federais

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Luciano-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento e Silva, Daniel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-29T20:31:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-29T20:31:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.other2017 ProfEPT IFAM LUCIANO NEVES OLIVEIRA produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570003-
Resumo: dc.description.abstractOs Institutos Federais de Educação (IFs) possuem caráter público, o que significa que são regidos por legislações gerais e específicas. As leis muitas vezes são de difícil entendimento por parte dos atores da educação, como docentes, técnicos e gestores. E com um agravante: estão dispersas, dificultando ainda mais o conhecimento e seu manuseio para fundamentar muitas ações e decisões educacionais. Neste sentido, este estudo teve como finalidade criar o Vade Mecum Educacional, que é a compilação e detalhamento de todas as leis nacionais relativas às atividades de ensino, com ênfase especial sobre as desenvolvidas pelos IFs. Utilizou o método científico-tecnológico, que se caracteriza pela geração das questões norteadoras, seguidas pela coleta e organização das leis, etapas que configuram a parte científica do método; em seguida as leis foram modeladas em torno de um protótipo de Vade Mecum, cuja funcionalidade e eficácia foram testadas com avaliações de profissionais da área de ensino do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e as recomendações de aperfeiçoamento foram realizadas e submetidas a nova avaliação, configurando o produto final testado e aprovado. O produto final é composto de um índice cronológico da legislação sobre o ensino, uma lista de abreviaturas e siglas, 49 dispositivos constitucionais, 9 leis ordinárias, uma resolução normativa do IFAM, um glossário técnico e um índice alfabético e remissivo da legislação. A conclusão mostra que o uso do produto nas atividades de ensino dos IFs dará mais segurança técnica e jurídica tanto no seu planejamento e execução quanto no processo decisório gerencial. A contribuição deste estudo para a área da educação profissional e tecnológico é o de garantir um suporte jurídico confiável e atualizado para que os profissionais possam desenvolver suas atividades com segurança e sem temeridade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,49 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlegislação de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleVade Mecum educacional: atividade fim ensino nos Institutos Federaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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