
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Luciano Dias da Silva, Mauricio Capobianco Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-27T23:43:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-27T23:43:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/playlist?list=PLJb-gl4WjTOnZBseMvL2Z6oSk-mIcMTur | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569906 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto é resultado da dissertação cujo objetivo é analisar o uso de videoaulas como recurso didático utilizando a sala de aula invertida para o ensino de Físico-Química. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Didática das Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Como produto educacional foram gravados vídeos para compor uma playlist no YouTube disponível em https://www.youtube.com/playlist?list=PLJb-gl4WjTOnZBseMvL2Z6oSk-mIcMTur, cujo objetivo é servir como guia de implementação da sala de aula invertida para os professores que se interessarem pelo tema, além de playlists com as melhores videoaulas utilizadas durante a execução do projeto, cuja criação visa facilitar a organização dos estudos de cada aluno e a pesquisa dos professores que não tenham tempo de fazer sua própria seleção de videoaulas. Mais de 90% dos alunos aprovaram a indicação de videoaulas pelo professor, mas mais da metade preferem-nas somente como revisão. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a viabilidade da sala de aula invertida como proposta metodológica está condicionada ao efetivo engajamento dos alunos e que um bom relacionamento destes com o professor é fundamental para atingir este objetivo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de Aula Invertida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Vídeo aulas | pt_BR |
| Título: dc.title | Uso de Videoaulas com a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Físico-Química | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Aula Digital | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons