Uso de Videoaulas com a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Físico-Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuciano Dias da Silva, Mauricio Capobianco Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-27T23:43:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-27T23:43:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/playlist?list=PLJb-gl4WjTOnZBseMvL2Z6oSk-mIcMTur-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569906-
Resumo: dc.description.abstractEste produto é resultado da dissertação cujo objetivo é analisar o uso de videoaulas como recurso didático utilizando a sala de aula invertida para o ensino de Físico-Química. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Didática das Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Como produto educacional foram gravados vídeos para compor uma playlist no YouTube disponível em https://www.youtube.com/playlist?list=PLJb-gl4WjTOnZBseMvL2Z6oSk-mIcMTur, cujo objetivo é servir como guia de implementação da sala de aula invertida para os professores que se interessarem pelo tema, além de playlists com as melhores videoaulas utilizadas durante a execução do projeto, cuja criação visa facilitar a organização dos estudos de cada aluno e a pesquisa dos professores que não tenham tempo de fazer sua própria seleção de videoaulas. Mais de 90% dos alunos aprovaram a indicação de videoaulas pelo professor, mas mais da metade preferem-nas somente como revisão. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a viabilidade da sala de aula invertida como proposta metodológica está condicionada ao efetivo engajamento dos alunos e que um bom relacionamento destes com o professor é fundamental para atingir este objetivo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeo aulaspt_BR
Título: dc.titleUso de Videoaulas com a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Físico-Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons