Desenvolvendo sistemas lineares para o ensino médio, com base nos registros de representação semiótica de Duval

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Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEduardo Brandl, Viviane Clotilde da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-27T19:13:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-27T19:13:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.other365324_2_1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569884-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Eduardo Brandl, intitulada As Contribuições da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval na Aprendizagem de Sistemas Lineares no Ensino Médio, orientada pela professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencente a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php. Ele foi desenvolvido para você, professor, que certamente já se deparou com as dificuldades dos estudantes na aprendizagem de sistemas lineares, uma vez que, grande parte dos estudantes resolve os sistemas lineares de modo mecânico, repetindo os passos de um determinado método e chegando ao final da resolução sem compreender o significado da solução encontrada, sem saber interpretar o que estão fazendo. Trata-se do Caderno do Professor com uma Proposta de Ensino, dividida em duas partes: a primeira parte contém 10 atividades referentes aos sistemas lineares 2 x 2 e a segunda é composta por 10 atividades que abordam os sistemas lineares 3 x 3. Todas as atividades foram organizadas considerando os pressupostos da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval, contemplando os diferentes registros de representação deste objeto matemático, bem como atividades de tratamento, conversão e articulação entre os diferentes registros. Para o melhor aproveitamento e direcionamento das atividades propostas, sugerimos que você professor, faça também a leitura da dissertação como possibilidade de compreender a teoria que fundamentou cada uma das atividades propostas. Por fim esperamos que esse material contribua com a sua prática de sala de aula e através da leitura, reflexão e adaptação, se necessário, das atividades aqui propostas, possibilite novos encaminhamentos metodológicos visando a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1433pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSistemas linearespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleDesenvolvendo sistemas lineares para o ensino médio, com base nos registros de representação semiótica de Duvalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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