Movimento Oscilatório: pêndulo simples

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndreia Teresinha Evaristo, Élcio Schuhmacher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-27T19:04:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-27T19:04:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.other366250_2_1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569883-
Resumo: dc.description.abstract“Se você acha que a Educação custa caro, tente a ignorância!” Esta famosa frase, comumente atribuída a Derek Bok, ex-reitor da Universidade Harvard, dá a ideia do que pode ser considerada a Educação: um investimento. E como todo investimento, há modos e modos de fazê-lo. Há formas distintas de se investir. E para ser feito o investimento da forma correta, é necessário conhecê-lo. Conhecer suas subjacências, seu modus operandi. O presente trabalho procura oferecer uma contribuição na busca por esse conhecimento. As dinâmicas atuais nos mostram que vários aspectos do mundo que conhecíamos, com os quais crescemos, passam por profundo questionamento. Questionamos se o que servia na nossa infância serve aos nossos filhos. Imaginamos se o que serve a eles servirá a nossos netos, possivelmente em modos dos quais nem sequer nos aproximamos. Buscamos entender como investir num capital que garanta um futuro saudável para a nossa sociedade – da qual nossos filhos são os construtores diretos. Para auxiliar nesse processo de aclaração, uma ferramenta valiosa é apresentada – a Teoria da Aprendizagem Significativa, do Psicólogo americano David Paul Ausubel. Nela, os novos conhecimentos devem ser confrontados com aqueles preexistentes, para que seja facilitada sua assimilação. Como resultado de sua aplicação prática, apresentado neste trabalho, a comprovação de que um investimento, quando feito do modo correto, com as ferramentas adequadas, só tem a contribuir com o aumento de um dos capitais fundamentais, imprescindíveis para uma vida dita “digna”, e tão relegado a segundo plano em nosso país: a Educação. Este pequeno e-book foi organizado com o intuito de proporcionar um melhor entendimento sobre como utilizar a sequência didática, nas aulas de Física, para os cursos de Engenharia. O e-book contém orientações de cada fase da sequência didática para uma melhor compreensão, podendo ser adaptado à realidade presente. Esperamos que este e-book, a exemplo da pesquisa que lhe deu origem, auxilie professores e alunos na busca de uma compreensão mais sistemática das teorias físicas para o movimento oscilatório, em particular o pêndulo simples. Finalmente, aproveitando a oportunidade para agradecer ao PPGECIM, FURB e prof. Dr. Élcio Schuhmacher, pela dedicação e pela contribuição para que este trabalho pudesse ser concretizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent683pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOscilaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimulador Educacionalpt_BR
Título: dc.titleMovimento Oscilatório: pêndulo simplespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons