Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andreia Teresinha Evaristo, Élcio Schuhmacher | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-27T19:04:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-27T19:04:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | 366250_2_1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569883 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “Se você acha que a Educação custa caro, tente a ignorância!” Esta famosa frase, comumente atribuída a Derek Bok, ex-reitor da Universidade Harvard, dá a ideia do que pode ser considerada a Educação: um investimento. E como todo investimento, há modos e modos de fazê-lo. Há formas distintas de se investir. E para ser feito o investimento da forma correta, é necessário conhecê-lo. Conhecer suas subjacências, seu modus operandi. O presente trabalho procura oferecer uma contribuição na busca por esse conhecimento. As dinâmicas atuais nos mostram que vários aspectos do mundo que conhecíamos, com os quais crescemos, passam por profundo questionamento. Questionamos se o que servia na nossa infância serve aos nossos filhos. Imaginamos se o que serve a eles servirá a nossos netos, possivelmente em modos dos quais nem sequer nos aproximamos. Buscamos entender como investir num capital que garanta um futuro saudável para a nossa sociedade – da qual nossos filhos são os construtores diretos. Para auxiliar nesse processo de aclaração, uma ferramenta valiosa é apresentada – a Teoria da Aprendizagem Significativa, do Psicólogo americano David Paul Ausubel. Nela, os novos conhecimentos devem ser confrontados com aqueles preexistentes, para que seja facilitada sua assimilação. Como resultado de sua aplicação prática, apresentado neste trabalho, a comprovação de que um investimento, quando feito do modo correto, com as ferramentas adequadas, só tem a contribuir com o aumento de um dos capitais fundamentais, imprescindíveis para uma vida dita “digna”, e tão relegado a segundo plano em nosso país: a Educação. Este pequeno e-book foi organizado com o intuito de proporcionar um melhor entendimento sobre como utilizar a sequência didática, nas aulas de Física, para os cursos de Engenharia. O e-book contém orientações de cada fase da sequência didática para uma melhor compreensão, podendo ser adaptado à realidade presente. Esperamos que este e-book, a exemplo da pesquisa que lhe deu origem, auxilie professores e alunos na busca de uma compreensão mais sistemática das teorias físicas para o movimento oscilatório, em particular o pêndulo simples. Finalmente, aproveitando a oportunidade para agradecer ao PPGECIM, FURB e prof. Dr. Élcio Schuhmacher, pela dedicação e pela contribuição para que este trabalho pudesse ser concretizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 683 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oscilações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simulador Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Movimento Oscilatório: pêndulo simples | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
366250_2_1.pdf | 682,24 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569883/2/366250_2_1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons