Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosani Aparecida Prim Cardoso, Arleide Rosa da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-27T12:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-27T12:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | 363165_2_1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569844 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pensar em uma educação, transformadora capaz de indicar caminhos para a solução de problemas vivenciados pelos estudantes em seus entornos, no âmbito de tomar decisões mais assertivas e amparadas pelos conhecimentos científicos em seu cotidiano, tem sido um desafio constante. Apesar do avanço da tecnologia e a facilidade de acesso às informações, não tem sido o bastante para garantir uma qualidade de vida melhor ou a participação de indivíduos mais atuantes na sociedade. Só acessar a informação não basta é preciso saber o que fazer com ela. Nesse sentido, entende-se que proporcionar a Alfabetização Científica – AC às crianças desde cedo, estimulando a autonomia e o protagonismo na tomada de decisões, possibilita a criação de oportunidades para trabalhar problemas envolvendo a sociedade e o ambiente. Relacionar os fenômenos do mundo natural, que as crianças vivenciam, com a construção do conhecimento a ser construído na escola, propicia uma maior inserção com a realidade e contribui para a criação de significados no processo de ensino. Enquanto pesquisadora e professora encontrei nos pressupostos da AC elementos para construir uma proposta pedagógica voltada para a Pré-escola. A investigação foi tema da minha dissertação de mestrado do Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), realizado na Universidade Regional de Blumenau (FURB), na cidade de Blumenau SC. A proposta pedagógica foi desenvolvida, com um grupo de 20 crianças, do Pré-escolar da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay. A íntegra da pesquisa consta na dissertação; “Alfabetização Científica: Ações em busca de transformações para uma educação sustentável”. A perspectiva inovadora desenvolvida por meio das práticas pedagógicas norteadas pela AC na Pré-escola inspirou a proposta de criação de uma sequência didática como produto educacional formulado, apresentado na forma de um manual. Nesse material para pesquisa, consta o roteiro das atividades desenvolvidas, seus objetivos e seus relatos narrando a realização. Esperamos que o material possa contribuir e estimular projetos na área da AC, almejando a construção de uma proposta pedagógica voltadas à Pré-escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2070 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização cientifica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização científica na pré-escola : ações em busca de transformações para uma educação sustentável | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
363165_2_1.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569844/2/363165_2_1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons