Alfabetização científica na pré-escola : ações em busca de transformações para uma educação sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosani Aparecida Prim Cardoso, Arleide Rosa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-27T12:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-27T12:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.other363165_2_1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569844-
Resumo: dc.description.abstractPensar em uma educação, transformadora capaz de indicar caminhos para a solução de problemas vivenciados pelos estudantes em seus entornos, no âmbito de tomar decisões mais assertivas e amparadas pelos conhecimentos científicos em seu cotidiano, tem sido um desafio constante. Apesar do avanço da tecnologia e a facilidade de acesso às informações, não tem sido o bastante para garantir uma qualidade de vida melhor ou a participação de indivíduos mais atuantes na sociedade. Só acessar a informação não basta é preciso saber o que fazer com ela. Nesse sentido, entende-se que proporcionar a Alfabetização Científica – AC às crianças desde cedo, estimulando a autonomia e o protagonismo na tomada de decisões, possibilita a criação de oportunidades para trabalhar problemas envolvendo a sociedade e o ambiente. Relacionar os fenômenos do mundo natural, que as crianças vivenciam, com a construção do conhecimento a ser construído na escola, propicia uma maior inserção com a realidade e contribui para a criação de significados no processo de ensino. Enquanto pesquisadora e professora encontrei nos pressupostos da AC elementos para construir uma proposta pedagógica voltada para a Pré-escola. A investigação foi tema da minha dissertação de mestrado do Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), realizado na Universidade Regional de Blumenau (FURB), na cidade de Blumenau SC. A proposta pedagógica foi desenvolvida, com um grupo de 20 crianças, do Pré-escolar da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay. A íntegra da pesquisa consta na dissertação; “Alfabetização Científica: Ações em busca de transformações para uma educação sustentável”. A perspectiva inovadora desenvolvida por meio das práticas pedagógicas norteadas pela AC na Pré-escola inspirou a proposta de criação de uma sequência didática como produto educacional formulado, apresentado na forma de um manual. Nesse material para pesquisa, consta o roteiro das atividades desenvolvidas, seus objetivos e seus relatos narrando a realização. Esperamos que o material possa contribuir e estimular projetos na área da AC, almejando a construção de uma proposta pedagógica voltadas à Pré-escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2070pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização cientificapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPré-escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Título: dc.titleAlfabetização científica na pré-escola : ações em busca de transformações para uma educação sustentávelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons